Variedades

Saiba como fazer marmitas práticas e saudáveis

Selecionar aquilo que vamos comer é essencial, porque evita o consumo de alimentos processados e ainda contribui com a questão da qualidade dos alimentos adquiridos

Você não consegue ser organizado (a) com sua alimentação durante a semana? A FolhaBV traz dicas essenciais para você que tem uma rotina corrida e quer manter uma alimentação equilibrada, através de marmitas.

É preciso organizar a alimentação semanal e garantir os ingredientes necessários para a preparação das receitas, para poder variar os pratos e não cair na mesmice de comer sempre as mesmas coisas.

Fazendo isso, você não apenas terá um cardápio variado, mas também uma alimentação nutritiva, colorida e saborosa. Assim, poderá ter mais saúde e disposição física para enfrentar os desafios do dia a dia.

Cereais integrais: Alimentos como arroz integral, arroz 7 grãos, aveia e quinoa, por exemplo, são conhecidos por sua infinidade de fibras alimentares que ajudam a tornar o nosso intestino saudável e a beneficiar a saúde cardiovascular.

Leguminosas: Feijões, lentilhas, ervilha seca, grão-de-bico. Todos esses alimentos são saudáveis, que também são ricos em fibras e em minerais, como o ferro, que ajuda a diminuir os riscos da anemia e contribuem com o equilíbrio do organismo.

Frutas: Como sobremesas, lanches intermediários e até para compor um delicioso café da manhã, as frutas possuem um papel fundamental no nosso corpo, uma vez que fornecem vitamina C, fibras e minerais como potássio e magnésio, melhorando a saúde dos ossos e o sistema imunológico.

Verduras e legumes variados: Abuse das cores. Os vegetais possuem uma quantidade de nutrientes que ajudam a trazer bem-estar e manter o organismo nutrido. Aliado a outros alimentos, eles ajudam a manter a saúde em dia e o corpo ativo.

Carnes magras e ovos: As proteínas são fundamentais para o nosso bem-estar, uma vez que elas são responsáveis por várias funções no organismo, tais como: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, coagulação sanguínea e transporte.

Oleaginosas: O mix de oleaginosas, formada por castanhas, amêndoas, avelãs, etc, são ricas em poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células, conferindo um corpo saudável e jovem por mais tempo.

Selecionar aquilo que vamos comer é essencial, porque evita o consumo de alimentos processados e ainda contribui com a questão da qualidade dos alimentos adquiridos. O ideal é pensar como se realmente fosse um prato de mesa, equilibrando as porções de alimentos que serão consumidas.

As marmitas saudáveis podem ser elaboradas diariamente ou para uma semana inteira, sendo que nesta última opção basta separá-las em porções e congelar os potinhos. A refeição de terça-feira, por exemplo, deve ser colocada na prateleira da geladeira um dia antes para ir descongelando gradualmente.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a marmita congelada também é considerada uma alimentação saudável já que a comida não perde os nutrientes durante o processo de congelamento e armazenamento.

Além da garantia de uma alimentação saudável, preparar as próprias refeições ajuda a economizar, já que comer fora de casa costuma representar um gasto significativo. Muitas vezes, com o dinheiro gasto em uma semana de frequência em restaurantes, é possível realizar uma compra de alimentos para o mês inteiro.

Faça as contas e confira o quanto vale a pena investir um tempinho no preparo dos alimentos, seu bolso e sua saúde agradecem.

Sugestões de marmitas saudáveis

Apesar da importância da alimentação saudável para a nossa vida, muitas pessoas não a praticam simplesmente porque não têm a menor ideia do que cozinhar. Algumas receitas podem até requerer um pouco mais de prática ou experiência na cozinha, no entanto a maioria delas são fáceis, rápidas e completamente acessíveis. O melhor de tudo é que é possível elaborar um cardápio variado com ingredientes simples, baratos e com os quais já estamos acostumados.

Que tal conhecer algumas sugestões incríveis para as suas marmitas saudáveis e se inspirar na elaboração de novos e deliciosos pratos? Confira algumas dicas:

Opção 1

Salada: Alface americana, tomate, cenoura ralada e beterraba ralada.

Prato quente: Arroz, feijão, couve refogada e carne cozida.

Opção 2

Prato frio: salada de folhas variadas, tomate, cenouras, grão-de-bico, milho cozido e atum.

Opção 3

Legumes cozidos: cenoura, brócolis, couve flor e berinjela.

Prato quente: macarrão integral e filé de frango grelhado.

Opção 4

Arroz de forno: arroz, molho de tomate fresco, frango desfiado, ervilha, cenoura em cubinhos,

brócolis, champignon.

Opção 5

Sanduíche: pão integral, queijo cremoso, rosbife, alface, rúcula e erva-doce picada.