A Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, zona Oeste da Capital, promoveu, na tarde de sábado, 4, a segunda etapa do projeto ‘Ética e Cidadania na Escola’. Voltada para alunos e comunidade em geral, a ação teve como foco principal o resgate de valores familiares, a união comunitária e a valorização cultural do País.
“Esse projeto surgiu da necessidade de minimizar a violência e reinserir na comunidade as boas práticas de zelo com o nosso patrimônio. Então, é importante ressaltar nos alunos a sua importância dentro do ambiente escolar e resgatar valores como solidariedade e humanismo, além da valorização cultural”, contou a diretora da unidade escolar,Socorrita Ferreira.
Atualmente, a escola possui 2.523 alunos, distribuídos nos ensinos Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). No ano passado, as ações do projeto foram executadas em dezembro. “O evento tem uma receptividade muito boa. Como é uma ação importante, abrange não só a comunidade escolar, a população em geral também ganha com isso. Infelizmente, essa amplitude ainda está longe da ideal, mas a gente tem feito um grande esforço para fazer com que todos participem”, pontuou.
Aluna do 9º ano, Marilane Pacheco parabenizou a atitude da direção em promover cidadania no bairro. “Eu achei a iniciativa muito importante, porque são poucas as oportunidades que nós temos para mostrar que a nossa escola pode produzir bons frutos, tirando um pouco da visão das pessoas em relação a escolas da periferia. Ela demonstra que nós, alunos da [escola] Ritler de Lucena, temos capacidade de fazer algo bom e diferente para a sociedade”, disse.
Durante todo o período da tarde, foram desenvolvidas várias ações dentro da escola, como apresentações musicais, palestras sobre temas do cotidiano dos jovens, apresentação de grupos folclóricos, exposição de trabalhos e degustação de comidas típicas.
“Além de ressaltar preceitos de ética e cidadania entre os alunos, essa atividade visa também trazer um pouco de conhecimento para eles. Na minha disciplina, por exemplo, nós decidimos trabalhar o resgate da cultura por meio de comidas típicas, como a Damorida, o Bolo de Milho, a Paçoca, o Vatapá, e outras. Tudo foi preparado pelos jovens, que pesquisaram a peculiaridade de cada região. É uma atividade que ajuda bastante na formação deles”, frisou a professora de Língua Espanhola Neila Rodrigues.
Para os alunos, as atividades valorizam o esforço da instituição em resgatar um pouco da identidade cultural e da cidadania dos brasileiros. “É uma iniciativa muito importante, pois ajuda a melhorar a relação do aluno com a escola, já que a atividade acaba inserindo muita atividade bacana e também faz com que a própria comunidade acabe aprendendo um pouco sobre os valores éticos e a importância da educação para a formação da sociedade”, pontuou o aluno do 9º ano Laurival Picanço. (M.L)