O dia 12 de novembro pode ser instituído como o Dia Estadual da Conscientização sobre a Misofonia, um tipo de intolerância a sons. É o que prevê um projeto de lei protocolado pela deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA) na Assembleia Legislativa de Roraima. O texto foi lido no expediente da sessão desta quarta-feira, dia 10, e irá tramitar pelas comissões permanentes até ser levado para votação em plenário.
Pelo projeto, a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado de Roraima para que neste dia sejam realizadas ações para divulgação de informações sobre a misofonia. “Enquanto ainda não há um tratamento para esta condição, a melhor forma de reduzir o sofrimento dessas pessoas é sendo empático, compreender o sofrimento por que passa a pessoa com misofonia, mesmo que o ruído no ambiente seja considerado ‘normal’ para as demais pessoas”, justificou a deputada.
A data foi escolhida por coincidir com a campanha nacional, realizada para informar corretamente a população, autoridades e profissionais sobre esse transtorno que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. A iniciativa, também conhecida como Novembro Laranja, também pretende incentivar mais pesquisas sobre a misofonia. “A misofonia é a condição em que uma pessoa apresenta hipersensibilidade auditiva exacerbada e intolerância a determinados sons. A falta de conhecimento sobre isso, pela maioria das pessoas, traz ainda mais sofrimento a pessoas com misofonia, que podem apresentar ações explosivas e reações desproporcionais. Por isso, é importante trazer este tema à tona”, completou Lenir.