Cultura

Filme de Roraima vai concorrer prêmios em Encontro Nacional

O evento acontece em Floriano, no Piauí, no início de dezembro

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, concorrerá a cinco prêmios no 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, a ser promovido pela Escalet Produções Cinematográficas, em Floriano (PI), de 1º a 5 de dezembro de 2021.

O filme disputará o troféu “Cacto de Ouro 2021” de melhor filme de animação, bem como o de melhor diretor, melhor roteiro, melhor montagem e melhor trilha musical. Além da direção, Aldenor Pimentel assina o roteiro da produção. A montagem da animação foi feita por Ricardo Pegado e a trilha sonora foi composta pelos músicos Pedro Linke e Renato José Costa.

“A inacreditável história do milho gigante” é o único filme de Roraima entre os selecionados. Dos 245 filmes inscritos de todo o Brasil, foram selecionados 20 longas e curtas de ficção, animação e documentais.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Esta é a quinta mostra de cinema a selecionar o filme roraimense para exibição. As outras quatro foram a IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional, a I Mostra Escolar de Animação, de Goiás, V Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro), da Paraíba, e o 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, também da Paraíba, que concedeu menção honrosa ao filme.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.