Atlético Roraima, River, São Raimundo, GAS, Náutico e Baré são os times que confirmaram participação no Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20 deste ano, previsto para iniciar no dia 15 de agosto, no estádio Ribeirão. Progresso, Rio Negro e Real alegaram dificuldades financeiras para a desistência.
A confirmação das seis equipes foi anunciada durante reunião que durou cerca de duas horas, na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), na manhã desta segunda-feira, mediante o presidente da entidade, Zeca Xaud.
No encontro, os dirigentes dasequipes discutiram a fórmula de disputa. Por quatro votos favoráveis, foi decidido que o Estadual da categoria será disputado em dois turnos, cujo primeiro será em pontos corridos – onde o time maior pontuador é o campeão -, e o segundo reunirá os quatro melhores do turno inicial, a partir de uma rodada dupla semifinal. Caso o mesmo time vença os dois turnos, será o vencedor da competição, sem a necessidade de uma final com os campeões das duas etapas.
Além da ideia aprovada, foram apresentadas outras três propostas. A primeira, sugerida pelo Baré, previa um campeonato com dois turnos, disputados em pontos corridos. A segunda, de autoria do Atlético Roraima, previa um Estadual com dois turnos, em que os times seriam divididos em dois grupos na primeira fase. Já a terceira seria um misto destas ideias, com um primeiro turno conforme a ideia do Baré, e o segundo de acordo com a sugestão do Roraima.
TABELA – A competição será disputada aos sábados. O duelo entre Atlético Roraima e River abre o Estadual, no dia 15 de agosto, às 16h30, no Ribeirão. Em seguida, às 18h25, no mesmo dia e local, o atual campeão São Raimundo encara o GAS.
No dia 22, às 16h30, tem a estreia de Náutico e Baré. Às 18h25, Atlético Roraima e São Raimundo encerram a rodada dupla, no Ribeirão.
O campeão do torneio ganha a vaga roraimense na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.