Sou Edival Braga, olá colegas advogados(as)! Estou aqui para refletirmos a respeito das eleições da OAB/RR, quero falar também com você jovem advogado(a): é natural da juventude querer renovação! Parafraseando o Papa Francisco “sejam revolucionários!”, digo eu, se não forem revolucionários na juventude, quando serão?
Pois bem colegas, na eleição da OAB/RR, abracei o projeto da chapa “Somos + OAB” encabeçada por Rodolpho Morais (Presidente) e Carlen Padilha (vice), sendo que estou concorrendo como Conselheiro Federal. Na vida profissional tenho abraçado os projetos que acredito, os projetos que confio! Seja na função de advogado público, advogado privado, seja como professor efetivo, desde 2004, do Curso de Direito da Universidade Federal de Roraima, seja como ex-professor da Estácio (antiga Faculdade Atual). Nessa caminhada de mais de 17 anos, colegas advogados e advogadas, fico muito feliz com o sucesso de cada um de vocês!
Depois dessa longa trajetória profissional, poderia está acomodado, na minha zona de conforto. Contudo, tenho consciência da minha responsabilidade social e política, de modo que venho me juntar a você que também quer a RENOVAÇÃO da OAB/RR. Em busca da OAB que nós queremos precisamos de pessoas que estejam dispostas a representar os interesses de nossa classe de advogados(as) no Conselho Federal, em Brasília e no sentido macro representar os interesses de Roraima. Para alcançarmos a OAB que represente todos nós é fundamental a união de advogados(as) experientes como novos(as) advogados(as), agregando pessoas que, assim como nós, queiram renovação da gestão da OAB/RR! Advogado público, advogado privado, assessor, assessora jurídica, sócio de escritório, advogado autônomo, advogada autônoma, somos todos advogados! Somos todos OAB! Somos mais OAB! Convido-lhe a abraçar esse projeto!
Parte II – Qual a OAB que nós queremos?
Queremos uma OAB democrática, queremos uma OAB que respeite a autonomia dos conselheiros, a autonomia de cada advogado(a). Nesse olhar, convido-lhe para uma reflexão: com o passar dos anos, se não nos vigiarmos, podemos ficar ultrapassados! Às vezes, com os anos de carreira, até inconscientemente, somos levados para a zona de conforto! No meu caso, poderia apenas ser advogado público.
Contudo, assim com você, sou apaixonado pela nossa profissão, em seu sentido mais amplo vocacional! Por assim pensar, sai da minha zona de conforto e estou convidando você também fazer o mesmo! Segure nossa mão, venha conosco em busca de maior valorização da carreira da advocacia! A OAB que nós queremos é a OAB de Rui Barbosa, de Tobias Barreto, de Myrthes Gomes de Campos, de Sobral Pinto, de Evandro Lins e Silva, de tantos outros nomes que contribuíram para além dos muros da OAB! A OAB que nós queremos é simbolizada por aqueles que participaram ativamente do movimento das diretas já! Daqueles que contribuíram para que sejamos um Estado Democrático de Direito!
Inspirado no poema de Padre Antônio Vieira “Amor e Tempo”, queremos uma OAB que busque o aperfeiçoamento dos advogados e advogadas para que não sejamos consumidos pelas fagulhas do tempo, tornando-nos ultrapassados!
Queremos uma OAB que diga não à velha política! Queremos uma OAB proativa! Queremos uma OAB inclusiva! Queremos uma OAB que trabalhe na defesa dos interesses de uma classe aberta de advogados(as)! Queremos uma OAB RENOVADA! Queremos uma OAB que busque o aperfeiçoamento e maior valorização da nossa profissão! Queremos uma OAB que busque a paridade de armas! Queremos uma OAB que não seja subserviente aos interesses da política partidária! Queremos renovação! Queremos uma OAB que o foco seja você! Venha fazer parte desse novo projeto de OAB! Compare as propostas de nossa chapa e venha fazer parte da OAB que represente todos nós! Diga qual a OAB que você quer! Somos mais OAB! Venha conosco! Vota 10!
Edival Braga
Advogado e Professor efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal de Roraima
Doutorando em Direito Constitucional pela UNIFOR.