Política

UFRR inicia processo eleitoral para a escolha de novo reitor

Eleição para escolha de novo reitor deverá ocorrer em outubro, mas reitora anunciou que não será candidata à reeleição

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou o processo eleitoral para a escolha de reitor para os próximos quatro anos, com a convocação da Comissão Consultiva (Comissão Eleitoral), feita pelo Conselho Universitário. A Administração Superior ainda aguarda a indicação da totalidade dos representantes para compor a comissão, que será a responsável pela condução do processo.

Em entrevista à Folha, a reitora Gioconda Martinez disse que a eleição deve ocorrer no início de outubro e confirmou que não irá se candidatar ao cargo para mais quatro anos. Ela justificou sua ausência no pleito dizendo que são 12 anos ocupando cargos na reitoria, sendo oito como vice e quatro como reitora. “Nestes oito anos de vice-reitora, estive à frente de todas as ações, obras e infraestrutura, e isso é cansativo”, frisou.

Embora tenha afirmado que não participará da disputa, Gioconda ressaltou que vai apoiar um candidato da UFRR nestas eleições. “Sempre apoiamos um candidato, e vamos estar com o professor agrônomo Frank James Araújo Pinheiro, diretor do Centro de Biodiversidade da UFRR, mas que, por enquanto, é um pré-candidato, já que não houve as inscrições das chapas”, disse.

Gioconda informou que o processo de escolha de reitor e vice se efetiva com base na Lei nº 9.192/95, do Decreto nº 1.916/96 e, internamente, na Resolução nº 015/2003 do Conselho Universitário (Cuni). Uma vez criada a Comissão Eleitoral, será aberta a inscrição de candidatos por meio de edital, no qual constará o cronograma com as datas de todas as fases do processo sucessório, até a entrega do resultado ao Conselho Universitário, que a homologará.

A comissão é formada por representantes de todos os segmentos da instituição, indicados por suas respectivas entidades. Dessa forma, a Reitoria aguarda a indicação dos membros, que envolve o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Cuni, Sessão Sindical dos Docentes da UFRR (Sesduf), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFRR (Sintauf) e um representante da Administração Superior.

O colégio eleitoral é formado por 571 professores, 326 técnicos e cerca de oito mil alunos. A Comissão Eleitoral ainda irá estabelecer o cronograma eleitoral, como o período de inscrição das chapas, lançamento de editais e a data da eleição e divulgação do resultado.

Em relação às candidaturas, a reitora Gioconda Martinez acredita ser precoce qualquer declaração quanto ao número de candidatos. Porém, nos bastidores, além de Frank James, aparece ainda os nomes dos professores Jefferson Fernandes, do Curso de Agronomia, e de Geyza Pimentel, de curso de Ciências Sociais. (R.R)