Um vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira, 18, mostra o despejo de esgoto sanitário no Igarapé Caxangá, afluente do Rio Branco, no Centro da Cidade.
Em nota, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que o sistema da Estação Elevatória de Esgoto – EEE Caxangá, foi interrompido por uma manta lançada de maneira irresponsável na rede de esgoto e entrelaçou o rotor da bomba de 165 CV, danificando a bomba e outros componentes que constituem todo o conjunto do sistema.
Por conta do problema, a Caer disse ainda que a diretoria de Engenharia e Gestão Ambiental da empresa comunicou de imediato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a paralisação da EEE – Caxangá e a necessidade do período de 48 horas para conclusão dos serviços.
“Infelizmente não há outra solução para secar o poço e fazer o reparo da Elevatória, pois a vazão é muito grande e não permite fazer a operação por meio de caminhões pipas para despejo na lagoa, tendo em vista que a elevatória continua recebendo grande volume de esgoto. Então, esta é a medida necessária para permitir o reparo do sistema e colocá-lo em pleno funcionamento. A empresa lamenta profundamente a situação e está tomando as providências para que fatos desta natureza não se repitam”, acrescentou a nota da Companhia.