Estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira, dia 17, e segue até dia 9 de fevereiro de 2022, através de site.
Em todo o Brasil, estão sendo ofertadas 50 vagas. Para preenchê-las, o interessado precisa cumprir uma série de requisitos exigidos no edital, como ter a idade entre 15 e 18 anos, possuir conhecimento da Língua Inglesa, ter nacionalidade brasileira e ser engajado em iniciativas de impacto social na comunidade em que está inserido.
Os selecionados terão a oportunidade de viajar durante três semanas aos Estados Unidos, entre os meses de maio e junho de 2022. Durante o intercâmbio, os selecionados vão participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de visitas a escolas e projetos sociais. Todos as despesas da viagem serão custeadas pela Embaixada Americana.
“É uma excelente oportunidade para esses estudantes. O programa busca jovens que estão impactando positivamente na sua comunidade. Por isso, se você se encaixa nesse perfil acesse o site e participe” destacou Leandra Barbosa Teixeira, coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Intercâmbio presencial nos EUA dependerá da situação epidemiológica
Como ocorreu na última edição, intercâmbio presencial somente será realizado se as condições de saúde na época permitirem, levando em consideração a pandemia de Covid-19. Caso não seja possível, os selecionados participarão de um intercâmbio em formato virtual, onde serão ofertados conteúdos interativos e inovadores.
O estudante Leonardo Paiva, do Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, foi o representante de Roraima no Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscritos, de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, que concorreram a 33 vagas.
Este ano o intercâmbio foi virtual e Leonardo Paiva disse que participar do programa mesmo de forma remota, foi uma experiência maravilhosa.
“Conheci ótimas pessoas, com as quais trabalho e desenvolvo projetos até hoje. Ainda recebemos apoio da Embaixada Americana e de outras organizações, onde nos oferecem materiais para darmos continuidade aos nossos estudos”, ressaltou Leonardo.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e é coordenador no Brasil pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e com a colaboração do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).