A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o socorro em voo de uma aeronave civil que se deslocava do município de Iracema com destino ao Cantá. O caso ocorreu na última quarta-feira, 17.
Após perceber que estava com problema para se comunicar pelo rádio, o piloto da aeronave, de modelo Cessna 206 e de matrícula PT-OJD, acionou o código 7600 no transponder, procedimento previsto para falha de comunicação. Ao receber o sinal de alerta na tela radar, o COPM-4 acionou a aeronave que estava de alerta.
Diante do problema, o avião de caça A-29 Super Tucano da FAB, conduzido pelo Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv) – Esquadrão Escorpião, decolou imediatamente da Base Aérea de Boa Vista, capital de Roraima, para realizar a interceptação.
Ao fazer contato visual com o piloto, a Força Aérea identificou que a aeronave conseguia ouvir, mas não conseguia transmitir as informações pelo rádio. Por isso, o Esquadrão Escorpião passou a realizar o procedimento de socorro em voo.
A ação consiste em empregar meios aeroespaciais para prestar apoio, a partir de uma aeronave em voo, à aeronave em emergência, interceptando-a, assistindo-a e, eventualmente, orientando-a para o pouso.
Com o procedimento, a FAB acompanhou e coordenou, na frequência livre, o pouso, que ocorreu de maneira segura no Aeroporto Pouso das Aguias, no Cantá.
As informações são da Força Aérea Brasileira e do site Aeroin