Cotidiano

Receita Federal disponibilizará consulta ao 2º lote de restituição do IRPF 2015 nesta quarta

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone no número 146

Nesta quarta-feira, 8, a partir das 9h, a Receita Federal disponibilizará para consulta o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF/2015).

O lote contempla mais de 86 mil contribuintes na 2ª Região Fiscal nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, totalizando mais de R$ 156 de milhões de reais. Em Roraima, cerca de R$ 4 milhões serão liberados para 2.912 contribuintes.  

O crédito bancário para os contribuintes em todo o Brasil será realizado no dia 15 de julho, totalizando o valor de R$ 2,5 bilhões.

CONSULTA

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

RESTITUIÇÃO NÃO CREDITADA

Caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Quando do contato, o contribuinte deve informar ao Banco do Brasil a conta, agência e o banco para o qual pode ser feita a transferência da restituição. A restituição ficará disponível no banco do Brasil durante um ano.

Após esse prazo, quem não fizer o resgate, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Com informações da Receita Federal