Maus-tratos a animais, o trabalho das Ongs (Organizações não governamentais), atuação do estado e do município e castração de cães e gatos. Esses são alguns dos assuntos que fazem parte da programação da audiência pública “Problemáticas da causa animal: o animal em situação de rua e os benefícios da castração”, que acontece nesta quinta-feira (25), às 9h, na Câmara Municipal de Boa Vista.
Segundo o vereador Ítalo Otávio (Republicanos), o motivo de realizar a audiência pública é em razão de um acordo feito com a Secretaria Municipal de Saúde, no que se refere à castração dos animais de rua. “Inclusive existe hoje um edital vigente que dispõe sobre a castração dos animais de famílias de baixa renda e precisamos saber como está sendo executado esse trabalho”.
Durante o evento, solicitado pelo parlamentar em parceria com as Ongs (Organizações não governamentais) Arca, Yawara e Radarr, serão debatidos as ações, iniciativas e políticas públicas de proteção animal em Boa Vista. Também serão apresentados projetos de lei que dispõem sobre a transformação dessas entidades como sendo de utilidade pública, com a finalidade de que possam celebrar convênios com a Prefeitura de Boa Vista.
“Essas Ongs fazem de maneira voluntária, dentro do município de Boa Vista, um trabalho que é de responsabilidade do Poder Público, que deveria dar atenção a cães e gatos de rua, recolher esses animais que muitas vezes sofrem acidentes e ficam perambulando até a morte, entre outras questões. Os representantes dessas Ongs tiram dinheiro do próprio bolso ou fazem campanhas pedindo ajuda da população para tentar desenvolver um trabalho digno com os animais”, ressaltou o vereador.
Ítalo Otávio comentou que desde o início do ano vem se reunindo com as Ongs. “Percebi a importância do trabalho que essas entidades realizam, mas, ao mesmo tempo, as dificuldades que enfrentam para continuar lutando por essa nobre causa. E essa aproximação fez com que levássemos pautas para a Prefeitura de Boa Vista, Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Zoonoses, em que cobramos ações para que esses animais de rua tenham a atenção que merecem”, comentou.
Com o evento será elaborado um documento que será enviado à Prefeitura de Boa Vista, constando as melhorias que as Ongs e protetores individuais estão cobrando do Executivo municipal.
Para a audiência pública foram convidados o prefeito de Boa Vista, representantes da Secretaria de Saúde estadual e municipal, e da municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente; da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses; Detran-RR, protetores individuais de cães e gatos.