Cotidiano

PMs do Bope recebem menção elogiosa e Moção de Aplausos por salvarem bebê

Os quatro policiais militares que atuaram em uma ocorrência no dia 22 de junho, salvando a vida de uma criança de 02 meses, que estava engasgada com fluxo de leite materno, foram homenageados pelo Comando-Geral da Polícia Militar de Roraima e pela Câmara Municipal de Boa Vista, por indicação do vereador Adelino Neto.

Na PM, a menção honrosa foi lida em formatura, momento em que o comandante-geral, coronel João Lins dos Santos Filho, enalteceu a ação dos policiais. “Nosso orgulho é saber que na tropa temos homens e mulheres que diuturnamente protegem milhares de vidas fazendo o policiamento ostensivo. Porém, quando a situação requer, eles vão além e mostram que a nossa missão é maior ainda, salvando vidas, como a da pequena Sofia”, disse.

Na Câmara Municipal, o vereador Adelino Neto, autor da Moção de Aplausos, relatou todo o ocorrido no dia do salvamento do bebê. Ele destacou a importância do reconhecimento da ação policial e teve a aprovação da matéria por unanimidade pelos demais parlamentares.

“Nós fizemos a proposta para reconhecer o trabalho realizado por estes policiais que representam toda uma instituição. O policial tem um trabalho que muitas vezes passa despercebido e esta, sem dúvida, é uma oportunidade de mostrarmos o trabalho desses heróis que cuidam da nossa segurança e das nossas vidas”, declarou.

O sargento Edinaldo Cruz Deeke falou em nome da guarnição composta pelos soldados Luan Maik Dinelly Alves, Samuel Ramos Gonçalves e Nilton Danúbio Cavalcante de Oliveira Júnior, que pertencem à Força Tática do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

“O que nos gratifica hoje, senhores, não é apenas o ônus da nossa ação, mas saber que depois de tudo o que fizemos, nós salvamos uma vida. Assim como salvaríamos qualquer outra que estivesse em perigo, pois estamos cumprindo com o nosso nobre dever, que hoje ganha mais sentido e muito nos orgulha”, disse.

Os pais da criança Isis Sofia acompanharam as duas solenidades de homenagem e agradeceram aos policiais. A mãe do bebê, Edileuza Silva, foi quem mostrou o caminho aos policiais até a residência deles, onde estava o pai e a criança desfalecida. Ela se emocionou ao falar da atitude dos militares. “Eu só agradeço, só sei agradecer pela minha filha, só consigo dizer obrigada a eles pela vida da Sofia”.

O CASO – Os policiais prestaram apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na localização de endereço onde estava uma criança de dois meses engasgada com leite materno havia mais de 40 minutos, com os pais desesperados, sem saber qual o procedimento adotar.

Por ser de difícil acesso, os policiais se deslocaram a pé para prestar socorro e, ao chegarem à casa, a criança estava nos braços do pai, já com os lábios arroxeados e desfalecida, com a respiração totalmente comprometida havia alguns minutos. O soldado Samuel Gonçalves, com a ajuda do soldado Maik Dinelly, massageou as costas da criança realizando a manobra de heimlich – método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho – e conseguiram desobstruir os órgãos respiratórios do bebê.

O bebê foi encaminhado ao Hospital da Criança Santo Antônio, onde o médico que o atendeu afirmou que o procedimento adotado pelos policiais militares foi de suma importância para a sobrevivência da menina Isis Sofia.