Os policiais penais aprovados no último concurso público, nomeados recentemente pelo Governo de Roraima, serão empossados na próxima segunda-feira, dia 29.
A FolhaBV teve acesso ao documento da Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração) na tarde desta sexta-feira (26), que determina a convocação imediata dos policiais penais. A posse está marcada para ocorrer às 14h na Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania).
Com a posse dos 423 servidores, o quadro de policiais penais no estado sobe para 700. Entre os novos policiais, 94 são mulheres e 329 são homens.
Os aprovados que passaram por curso de formação, agora atuarão nas unidades do sistema penitenciário de Roraima, que até então contava com o apoio da Forca Tarefa de Intervenção Penitenciaria (FTIP), que deixa o estado no dia 30 de novembro.
A FTIP foi enviada a Roraima quando o governo federal assumiu a gestão de todas as unidades prisionais do estado no final de 2018. À época, a PAMC era a unidade prisional que apresentava situação mais crítica. O lugar chegou a ser cenário de um dos maiores massacres em presídios do país, onde 33 detentos morreram. No fim de fevereiro de 2019, o governador Antonio Denarium reassumiu a gestão das unidades prisionais, mas a FTIP seguiu em Monte Cristo.