O Boca Juniors pode ficar fora da Copa Libertadores da América do ano que vem. O time argentino empatou em 0 a 0 nesta terça-feira (29) com o Newell’s Old Boys, pelo Campeonato Argentino e, com um ponto a menos que o Estudiantes — que ainda tem dois jogos atrasados, não pode mais se classificar por meio da competição nacional, surpreendendo a imprensa, a torcida e as casas de apostas.
Com isso, o clube terá mais duas chances de entrar na competição continental: uma delas é vencendo o próprio Estudiantes nos dois próximos jogos do campeonato local, para garantir uma vaga por meio da pontuação somada da liga deste ano e da do ano passado. A segunda, mais difícil, é vencendo a Copa Argentina, onde a equipe de Buenos Aires já está na finalíssima.
A missão ficará mais fácil se o Talleres chegar à final do torneio local — joga a vaga nesta quarta contra o Godoy Cruz. Neste caso, a equipe de Córdoba abriria uma posição a mais na tabela do Campeonato Argentino por ocupar a terceira colocação, entregando-a ao Boca.
“Perdemos uma grande oportunidade, mas ainda temos chances de entrar na Libertadores”, disse o capitão xeneize, Marcos Rojo, após a partida.
Hoje, três times argentinos já estão classificados para a próxima Liberta: River Plate, último campeão nacional, Colón, vencedor da Copa da Liga Argentina, e Vélez, que pegou a vaga pela pontuação geral da tabela.
A campanha do Boca no campeonato local, porém, é pífia: está na sexta posição, com 59 pontos, 15 atrás do líder River Plate e 10 do segundo colocado, Vélez.