Nesta quarta-feira, 8, é comemorado o Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e em Roraima os católicos celebram também a festa de Nossa Senhora do Carmo, que é a padroeira da Diocese de Roraima. A programação começou às 5h e segue até as 18h.
Na liturgia católica, a solenidade de Nossa Senhora do Carmo ocorre no dia 16 de julho, mas em consequência do inverno no Estado, a data foi transferida para o dia 8 de dezembro.
“É uma devoção muito simples, dado que foi de modo especial estabelecida no tempo dos Monges Beneditinos, que fizeram uma mudança radical nas comemorações, devido às chuvas, onde igarapés e rios cheios, eles transferiram a festa litúrgica para a maior solenidade que a igreja católica tem dedicada à mãe de Jesus. Então, a festa de Nossa Senhora do Carmo foi transferida para o Dia da Imaculada Conceição”, explicou o padre diocesano Vanthuy Neto.
A programação começou às 5h15, com a novena, logo após teve um café da manhã partilhado e às 9h foram realizados os batizados. A partir 11h será o almoço, uma feijoada por meio do sistema drive-thru. Os tickets podem ser adquirido após as celebrações da santa missa na igreja.
Às 18h será realizada a tradicional missa campal em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Floriano Peixoto, Centro de Boa Vista, celebrando a solenidade da Imaculada Conceição.
Data
A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.