Cotidiano

Detentos da Cadeia Pública receberão cursos profissionalizantes

O curso teórico de Auxiliar de Açougueiro terá carga horária de 45 horas e, 150 reeducandos devem participar das aulas

Os detentos que cumprem pena na Cadeia Pública Masculina, passarão por cursos de Auxiliar de Açougueiro e de Informática Básica.

A ação ocorre mediante acordo de cooperação técnica entre a Univirr (Universidade Virtual de Roraima), a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e a Associação dos Açougueiros do Estado de Roraima. O documento foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 8, na sede da Univirr, no bairro Pricumã.

O curso teórico de Auxiliar de Açougueiro terá carga horária de 45 horas e, 150 reeducandos devem participar das aulas, que serão ministradas na unidade prisional por Manoel Alves, presidente da Associação.

“Nesse curso, eles vão aprender sobre corte e manipulação da carne, limpeza, higiene, armazenamento correto e também sobre embalagens à vácuo e em bandejas, além de layout de balcão e precificação dos produtos”, explicou Manoel.

“Essa ação busca dar oportunidade aos reeducandos de aprenderem um ofício, um trabalho, para quando finalizarem o cumprimento de suas penas, terem mais oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. Essa também é nossa missão, contribuir para a reintegração social dessas pessoas e ainda fomentar a geração de emprego e renda”, destacou o governador Antonio Denarium.

 A Univirr também levará para a Cadeia Pública o curso de Informática Básica, com carga horária de 40 horas, onde os reeducandos terão a oportunidade de aprender sobre o manuseio de computadores e principais programas utilizados como, por exemplo, editor de textos.  Depois, haverá a sequência, com a oferta dos cursos de Informática Intermediária e Avançada.

O curso de Auxiliar de Açougueiro já é ofertado na Univirr em parceria com a Associação de Açougueiros do Estado de Roraima. Mais de 600 pessoas já receberam a capacitação. Somente no último curso finalizado no mês de novembro foram 58 cursistas e o detalhe importante é que todos estão inseridos no mercado de trabalho.