Cotidiano

Hemocentro abre nesta sexta-feira para receber doação de sangue

O tipo de sangue ‘O’ positivo e fatores Rh negativos são os mais necessários para o estoque neste momento

Nesta sexta-feira, dia 10, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) estará de portas abertas para receber doadores das 7h30 ao meio dia. A iniciativa busca manter o estoque da unidade durante o feriado prolongado.

A quantidade de bolsas disponíveis atualmente é considerada adequada para suprir a demanda em períodos normais, no entanto, durante feriados prolongados, a necessidade aumenta. Os doadores regulares estão sendo convocados para garantir uma quantidade satisfatória de bolsas.

Segundo o gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Johnny Melo, o tipo ‘O’ positivo e fatores Rh negativos são os mais necessários para o estoque neste momento, no entanto, doações de todos os tipos sanguíneos são bem vindas. “A convocação é para atender, principalmente, às urgências que chegam ao Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão, visto que final de semana, feriado e com as festividades, o número de acidentes de trânsito tende a crescer. Com isso, consequentemente aumenta também a demanda por cirurgias nos hospitais”, pontuou, ao explicar que uma cirurgia de grande porte demanda mais de quatro bolsas de sangue.

Ele ressaltou que o Hemoraima atende a toda a demanda do Estado, incluindo unidades municipais e particulares. “Contamos com a solidariedade dos doadores para que possamos garantir que todas as demandas sejam prontamente atendidas”, ressaltou.

Para quem deseja doar sangue, o Hemoraima funciona regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

CRITÉRIOS – O candidato a doador voluntário precisa está bem de saúde, alimentado, ter entre 16 e 68 anos (menores de idade devem ser acompanhados pelos pais), pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doas até três vezes, com intervalo de três meses a cada doação.