Um dos gêneros jornalísticos mais presentes nos grandes eventos, o colunista social busca retratar o cotidiano dos artistas, celebridades, políticos e até os ‘anônimos’ de uma cidade.
Em Boa Vista, o nome mais importante neste cenário é o da jornalista Shirley Rodrigues, que atua como colunista social do jornal Folha de Boa Vista há 32 anos. Além de ser filiada na Federação Brasileira de Colunistas (Febracos), há 30 anos.
Shirley iniciou a carreira de jornalista quando a amiga e vizinha Madel Trajano, que na época era colunista do jornal, pedia para ela ajudar sobre as noticiais da cidade.
“Como eu conhecia todo mundo, então tinha facilidade para me relacionar com as pessoas e ficar por dentro do que acontecia em Boa Vista. Depois de apurar eu escrevia e a coluna era publicada no jornal uma vez por semana”, contou Shirley.
Nessa época, Shirley estudava economia na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e após assumir a coluna social se graduou em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFRR. “Como estava dando certo, eu resolvi estudar e me graduar na área”, destacou.
Mesmo com as redes sociais, a coluna social ainda tem grande procura por parte dos leitores. “Com o advento das redes sociais, o colunista social no Brasil teve que se reinventar. É uma tradição da FolhaBV e as pessoas ainda pedem para sair na coluna”, destacou.
No dia 08 de dezembro foi comemorado o Dia do Colunista.