O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi e conquistou seu primeiro título da Fórmula 1 com uma ultrapassagem na última volta para negar ao rival britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, um recorde de oito títulos, em uma corrida neste domingo cheia de controvérsias.
A Mercedes conquistou o título de construtores pelo oitavo ano consecutivo, mas Verstappen, de 24 anos, garantiu que a escuderia não fizesse uma dobradinha.
A corrida que encerrou a temporada começou e terminou com polêmica – lágrimas de alegria de um lado e raiva do outro, com a Mercedes furiosa com o diretor de corrida, Michael Masi, depois que o título dos pilotos escorreu pelas mãos tão perto da bandeira quadriculada.
A Red Bull tinha dito que precisava de um milagre para vencer uma vez que Hamilton se encaminhava para o título, mas uma intervenção tardia do safety car (carro de segurança) proporcionou exatamente essa oportunidade.
Com uma volta para o final da corrida e com o piloto holandês com pneus mais novos, Verstappen caçou Hamilton e fez a ultrapassagem decisiva. “É uma loucura”, disse o primeiro holandês campeão mundial da F1, que tinha começado o dia na pole position e empatado em pontos com Hamilton.
“Isto é inacreditável! Podemos fazer isto por mais 10-15 anos juntos”, disse ele pelo rádio.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou: “Precisávamos de um pouco de sorte e conseguimos”.
Verstappen terminou a temporada com dez vitórias contra oito de Hamilton, tendo também liderado mais voltas e conseguido mais poles e pódios.
Carlos Sainz, da Ferrari, terminou a corrida em terceiro lugar.
*Com informações das agências Brasil e Reuters