Cotidiano

Justiça libera pagamentos referentes a restituição de professores

A Receita Federal cobrou 27,5% de quase 1500 professores em 2011; A alíquota praticada pela União foi acima do previsto, o que gerou uma ação judicial

Depois de uma batalha judicial em defesa do pagamento das restituições dos descontos no Imposto de Renda dos professores de Roraima, o juiz José Antonio Correa Francisco liberou o pagamento dos valores nesta segunda-feira, 13 de dezembro. A diretora-geral comunicou os sindicalizados por um vídeo divulgado nas redes sociais. O processo tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

“Só depende agora do Banco do Brasil repassar os valores para a Caixa Econômica Federal para que esse dinheiro seja depositado na conta de cada beneficiário. Isso é resultado de uma luta muito grande que veio em uma boa hora. A angústia acaba hoje”, informou Josefa Matos.

Conforme a diretora, o departamento jurídico do Sindicato trabalha para que todos os beneficiários recebam o mais rápido possível. “Estamos em diálogo com os gerentes dos bancos para agilizar esse pagamento dos trabalhadores. Foram muitos anos de espera”, explicou Josefa.

Outras informações devem ser obtidas pelo número (95) 99117-4577 (ligações e WhatsApp). É possível também enviar uma mensagem para o e-mail: [email protected]

ENTENDA – O Sinter moveu em 2011 um processo para que a União restituísse os descontos praticados pela Receita Federal a título de Imposto de Renda. O recolhimento foi feito após uma ação que resultou no pagamento de precatórios. 

No total, 1.494 professores tiveram que pagar 27,5%, alíquota incorreta a ser descontada. Aproximadamente R$ 86 milhões devem ser devolvidos aos sindicalizados.