Cotidiano

Ano letivo estadual encerra no próximo dia 17 de dezembro

O período que vai de 20 a 23 de dezembro está reservado para a recuperação final e as férias escolares serão de 27 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022

Segundo o Calendário Escolar, as aulas na rede estadual de ensino encerram no próximo dia 17 de dezembro. O período que vai de 20 a 23 de dezembro está reservado para a recuperação final e as férias escolares serão de 27 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022.

A rede estadual de ensino encerra o ano letivo com aulas presenciais obrigatórias de forma gradual e escalonada para o Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Turmas de Correção de Fluxo e para o 6° e 9° ano do Ensino Fundamental.

As demais turmas do Ensino Fundamental, bem como a Educação Escolar Indígena, encerram o ano com as aulas no formato remoto, com atividades mediadas por tecnologias e atividades impressas.

“Estamos finalizando mais um ano letivo com muitos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Agradecemos o empenho de cada equipe gestora das escolas, da comunidade escolar e também dos pais, que estiveram conosco em todo esse processo de continuidade das atividades educacionais”, destacou a secretária de Educação Leila Perussolo.

Na tarde desta terça-feira, dia 14, os gestores escolares da Capital estiveram reunidos com a secretária e com o secretário adjunto da Gestão da Educação Básica, José de Souza, para alinhamentos sobre o encerramento do Ano Letivo 2021. A reunião também foi realizada por meio de Web com gestores do interior e das comunidades indígenas.

Para Jorgete Eduardo, gestora da Escola Estadual Oswaldo Cruz, no centro da Capital, que atende hoje 526 estudantes no Ensino Fundamental, os desafios foram grandes em 2021 com o ensino remoto, mas a retomada das aulas presenciais foi muito importante para a comunidade escolar.

“O retorno presencial gradual foi muito importante para resgatarmos nossos alunos, mostrar a eles que era possível continuar, e que estamos aqui para ajudar, auxiliar. E, nessa perspectiva, estamos fazendo o melhor para finalizar 2021, e cheios de esperança para 2022, com pensamentos positivos que vamos vencer e superar desafios”, finalizou.

GOVERNO ESTUDA RETOMADA DAS AULAS 100% PRESENCIAIS EM 2022

Em relação às matrículas para o ano letivo 2022, a Secretaria está concluindo ajustes no Edital de Matrículas, bem como no Calendário Escolar 2022. Os documentos, após finalizados, serão amplamente divulgados para a comunidade escolar.

A secretária Leila Perussolo adiantou que a previsão é que o ano letivo 2022 tenha início no dia 7 de fevereiro, e que a Secretaria está trabalhando com uma programação para a retomada de aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino. Porém, essa decisão dependerá do cenário epidemiológico do Estado.

“Estamos nos organizando para o retorno 100% presencial das aulas, mas também estamos trabalhando com outros possíveis cenários de retorno em 2022. Essa decisão vai depender da situação epidemiológica do Estado e também da cobertura vacinal. A vacinação de todos é muito importante”, finalizou a secretária.