Cotidiano

Seminário vai abordar Correção de Fluxo com profissionais de educação

A programação que acontecerá durante dois dias é fruto de parceria com a Fundo das Nações Unidas para a Infância

Técnicos, gestores, professores e servidores que atuam no Programa de Correção de Fluxo da rede estadual, participam nos dias 20 e 21 deste mês do Seminário: “Estratégia para Superação do Fracasso Escolar”.

O evento é fruto de parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A programação será presencial no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na Av. Venezuela, n° 1.271, bairro Pricumã, a partir das 8h, mas também será transmitido ao vivo pelo canal do NTE no Youtube (@NTERoraima).

A abertura contará com palestra com o tema “Trajetória de Sucesso Escolar e Correção de Fluxo: paradigmas e desafios”, mediado pelas consultoras do Unicef Sandra Tiné e Rosália Lacerda.

Dentre as atividades durante os dois dias, haverá oficinas e apresentações dos projetos desenvolvidos pelas escolas que ofertam o Programa de Correção de Fluxo e também sobre TSE (Trajetórias de Sucesso Escolar). Na programação haverá ainda momentos de interação cultural.

“O Seminário vem para encerrar as ações do Programa em 2021 e compõe as oficinas 4 e 5, etapas a serem realizadas dentro das estratégias adotadas para a busca do sucesso dos estudantes que se encontram em distorção idade-série. Também vamos discutir a construção de propostas de um currículo contínuo que possibilite ao aluno o sentimento de pertencimento à escola”, destacou Rosilda Garcia, coordenadora do Programa Estadual de Correção de Fluxo.

O QUE É CORREÇÃO DE FLUXO?

O Programa de Correção de Fluxo é uma política pública educacional que busca garantir a permanência e o aprendizado de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série, ou seja, que estão com atraso de dois ou mais anos em sua vida escolar. Em 26 escolas estaduais da Capital, são 1.460 alunos nessa situação, sendo 704 do Ensino Fundamental e 756 do Ensino Médio.

Para oportunizar não apenas a aprendizagem, mas a permanência e o  sucesso da vida de estudantes que estão fora da faixa etária, a Seed adotou diversas ações. Uma delas é o planejamento curricular diferenciado tratando as especificidades de cada estudante a fim de atingir a correção e fazê-lo retomar para a série certa conforme a sua idade.

A Seed também conta com a parceria do Unicef para a realização de ações como capacitações, formações e seminários voltados ao tema.