Sob forte calor, o atleta Said Shuma, da Tanzânia, foi o grande vencedor geral da prova de dez quilômetros, da 15ª Corrida Internacional 9 de Julho, realizada nesta quinta-feira, no Centro de Boa Vista. Em segundo lugar ficou o pernambucano Wellington Bezerra. A terceira colocação ficou com Adelson Alves. Valdir Sérgio de Oliveira e Sivaldo Santos Viana completaram o pódio masculino.
À imprensa, o tanzaniano comemorou o resultado, misturou sua pouca fala de português com o inglês, e mal sabia pronunciar o nome da capital roraimense. “Foi muito bom o resultado, pessoal”.
Já o segundo colocado, Wellington Bezerra, lamentou a derrota para o tanzaniano. “Esta é a primeira vez que venho para cá. Estou disputando o circuito nacional, sou o líder, e vim para cá em busca de ponto. Perdi a prova no final, infelizmente, mas graças a Deus deu tudo certo. Aqui (a prova) é muito difícil por causa da temperatura, muito quente. Estou acostumado a correr no Sul, mas foi bom demais participar e espero voltar mais vezes”, disse.
Na classificação feminina geral de 10 quilômetros, a vencedora geral foi mais uma vez a paulista Roselaine Souza Ramos, com o tempo de 36min 43seg. Ela já havia participado das edições de 2012 e 2013. “Eu amei o resultado, estou muito feliz, é o terceiro ano que venho aqui, sou tricampeã da prova, e deu tudo certo, como planejei”, declarou a atleta, natural de Caraguatatuba (SP).
Na categoria Atleta Local, prova de dez quilômetros, o vencedor foi o roraimense Franquinaldo Araújo Oliveira, experiente nas corridas de ruas do Estado. Em segundo ficou Hilbert Pereira de Souza, seguido por Ronildo da Silva Oliveira, Antônio Barros de Lima e Francelino Gomes Evaristo.
O vencedor comemorou o resultado obtido. “Eu estou feliz por ter feito um resultado que eu esperava. Graças a Deus, ao longo da prova, consegui fazer o que tinha planejado, foi uma boa prova”, resumiu Franquinaldo Araújo.
Já entre as atletas locais do feminino, a vencedora foi a experiente Ligéria Castro. No segundo lugar mais alto do pódio ficou a corredora Charlany Carvalho, seguida por Sebastiana Nascimento, Sarlene Moreira e Libéria Castro.
Ao todo, a corrida teve cerca de cinco mil atletas. A equipe Atletas da Esperança foi a que mais inscreveu competidores: 310. Entre os grandes destaques da competição foi Paulo Rodrigues, de 85 anos, o atleta mais idoso da corrida. Ele recebeu um troféu simbólico e foi ovacionado pelo público local.
A organização entregou, ao todo, em cheques, R$ 50 mil em premiações.
O percurso base das provas de cinco e dez quilômetros saiu do Palco Velia Coutinho, na Avenida Capitão Ene Garcez, e cortou as Avenidas Terêncio Lima e Glaycon de Paiva. No trajeto de dez quilômetros, os atletas passaram ao redor do Centro Cívico, seguiram pela Avenida Ville Roy, retornaram em frente ao estádio Canarinho, e voltaram pela mesma via, e refizeram o percurso final até o local de chegada, o Velia Coutinho.
MOSTRA FOTOGRÁFICA – A organização também elegeu os vencedores da Mostra Fotográfica 9 de Julho. Na categoria Preto e Branco, o vencedor foi o fotógrafo Marcelo Seixas. Em segundo ficou Fernando Hernane Lopes Xaud. Cláudio Chaves Lavor foi o terceiro.
Já na categoria foto Colorida, a fotógrafa Camila Vasconcelos de Carvalho foi a primeira colocada, seguida por Marcelo Camacho e Marcelo Seixas.