Cotidiano

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2022

O programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos jovens estudantes quanto à política, democracia e o exercício da cidadania

Estão abertas as inscrições para o programa Jovem Senador, destinado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. Para participar da 10º edição de 2022 os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “200 Anos de independência: lições da história para a construção do amanhã”.

O Programa, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores em todo o Brasil, tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no país e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

A seleção do concurso ocorrerá em duas fases. Na primeira, as secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal escolherão as três melhores redações do Estado. Já na segunda, uma comissão julgadora irá escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão eleitos jovens senadores ou senadoras.

“Se você tem até 21 anos de idade, participe. Os autores das 27 melhores redações irão participar junto com o seu professor orientador, de uma Semana de Vivência Legislativa, em Brasília. Essa semana está marcada para acontecer no final de junho 2022”, explicou Leandra Barbosa Teixeira, coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Interessados em participar, podem consultar o regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, clicando aqui.

CALENDÁRIO 2022

De acordo com o calendário desta edição, os participantes poderão enviar as redações (que devem ser do gênero dissertativo-argumentativo), juntamente com as cópias do RG do candidato e do professor orientador, até o dia 18 de março.

A seleção dos finalistas no âmbito estadual ocorrerá no dia 18 de abril. Enquanto o anúncio das 27 melhores redações e da vencedora do concurso acontecerá em maio, nos dias 6 e 11, respectivamente.

O Programa Jovem Senador conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.