Cotidiano

Em frente à Prefeitura, assistentes de aluno pedem gratificação à classe

Um dos líderes do movimento que exige o benefício cogita a possibilidade de a classe entrar em greve em 2022

Dezenas de assistentes de aluno se reuniram na manhã desta terça-feira (28), em frente à Prefeitura de Boa Vista, para cobrar a criação da Gratificação de Incentivo aos Assistentes de Aluno (Gica).

Um dos organizadores, o assistente de aluno Igor Dourado disse que a classe é a única na Educação municipal que não recebe o benefício. “O assistente de aluno não é contemplado com nenhum tipo de benefício pecuniário, a não ser o seu salário”, declarou.

Na segunda-feira (27), a Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, sem referência à emenda aprovada pela Câmara Municipal, que iria garantir R$ 1,5 milhão para a criação da Gica de R$ 300. Atualmente, existem 447 assistentes de aluno municipais em Boa Vista.

Sem a gratificação, Dourado disse que irá conversar com outros líderes da categoria a possibilidade de deflagrar uma greve nos primeiros dias letivos do ano que vem. “Podemos sim, dependendo do posicionamento da maioria, deflagrar uma greve. E se for declarada, será pros primeiros dias de aula”, disse.

A manifestação terminou por volta das 11h, sem os organizadores serem recebidos por representantes do Poder Executivo. Procurada, a Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.