Polícia

Empresário condenado por crimes em Portugal é preso em Roraima

Acusado era procurado pela Interpol por crimes cometidos em seu país, entre eles um homicídio

Na sexta-feira, 10, no município de São João da Baliza, região Sul do Estado, a Polícia Federal em Roraima (PF/RR) cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem condenado por crimes em Portugal.

O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do governo de Portugal. O homem, identificado como José Gabriel Líbano Martins é de nacionalidade portuguesa e tem 52 anos.

Segundo informações da PF, o acusado atuava como empresário da construção civil em Portugal e estava sendo procurado pela Interpol por crimes cometidos em seu país, dentre eles o homicídio de um empresário da cidade de Porto Santo, ocorrido na Ilha da Madeira em 2009.

Com base em dados arrecadados após investigações, a informação é que o empresário fugiu para o Brasil junto com a esposa, morando em vários estados pelo país, como a Bahia.

Durante os seis anos em que Martins esteve foragido no Brasil, ele investiu na compra e venda de imóveis, veículos e também atuou ilegalmente como produtor rural.

No momento, ele estava residindo na zona Rural de São João da Baliza, próximo à divisa com o Pará, desde março deste ano.

O português será encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde permanecerá preso na custódia à disposição do Supremo Tribunal Federal para fins de extradição.

A PF em Roraima esclarece que no caso de denúncia, a população pode colaborar e fornecer informações que contribuam na prisão de foragidos da Justiça através do número (95)3621-1500.

Com informações da PF/RR