Aprovados no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) podem emitir o certificado a partir de hoje, 3, em três escolas estaduais da capital. As provas do exame foram aplicadas em agosto de 2021 e correspondem à edição 2020, que foi adiada devido à pandemia da covid-19.
A solicitação de certificados deve ser feita apenas se o participante foi aprovado em todas as áreas de conhecimento, com nota igual ou maior que 100 e na redação, nota maior ou igual a 5. Para emitir a certificação do Ensino Fundamental, os interessados devem procurar a Escola Lobo D’Almada, que fica localizada na Av. Benjamin Constant, 1.453, Centro.
Para solicitar o certificado referente ao Ensino Médio, os participantes devem se dirigir às escolas Ana Libória (Av. Venezuela, s/n° Mecejana) e Monteiro Lobato (Rua Cecília Brasil, n° 1.506, Centro).
Também pode ser solicitado nas escolas, a Declaração Parcial de Proficiência do Encceja, documento no qual o estudante elimina as matérias de determinado eixo formativo para as próximas edições do exame (caso não tenha conseguido alcançar a pontuação mínima para obter o certificado de conclusão).
Segundo Rosangela Viana, chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), os participantes devem se dirigir às secretarias das escolas e apresentar cópia e original do RG e CPF.
“Além disso, o participante deve apresentar comprovante de residência atualizado, duas fotos 3×4 e o comprovante contendo o resultado do exame, fornecido ao aluno ao acessar o portal do Encceja com seu login e senha pessoal” destacou Rosangela.
O resultado do Encceja foi publicado em dezembro do ano passado, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para acessá-lo, o participante deve consultar o site e utilizar o login único de acesso à plataforma.
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
O Encceja é realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Médio.
A última edição contou com 474.079 participantes em todo o Brasil. Além de possibilitar a certificação e a continuidade na trajetória educacional, o Encceja oferece parâmetros para que o participante possa se avaliar e, assim, ter uma orientação para a continuidade da formação e para a colocação no mercado de trabalho.