Política

Governo tem condições de atender reivindicações da população

Fato foi constatado pelo secretário de Planejamento durante realização de fóruns de Desenvolvimento Sustentável no interior de RR

Em entrevista concedida ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo Radialista Getúlio Cruz, na manhã de ontem, 12, o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Alexandre Henklain, afirmou que após ter desenvolvido cinco fóruns municipais para discutir o desenvolvimento sustentável de Roraima, o Governo do Estado acredita que poderá atender a todas as reivindicações apontadas pela população durante os eventos.

O fórum faz parte de uma iniciativa do Executivo estadual para ouvir a sociedade na elaboração das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), que tem o objetivo de impulsionar o setor produtivo estadual durante os próximos quatro anos. “Também foi um meio encontrado para estruturar o Programa Estadual de Geração de Empregos, no qual perguntamos da população quais as áreas que mais necessitavam de apoio”, explicou o secretário.

No total, o fórum de desenvolvimento sustável já passou por cinco municípios, sendo eles: Iracema, Rorainópolis, São João da Baliza, Bonfim e Pacaraima. “Essa foi, então, uma ação conjunta nossa, pois sabíamos que nós precisávamos desenvolver o PPA com base nas necessidades reais do nosso Estado. Assim, nós encabeçamos com a população longos debates que nos apresentaram a real necessidade de Roraima, em quais setores esses produtores mais afastados têm dificuldades para avançar, e assim planejamos o desenvolvimento do Estado juntos”, afirmou.

De acordo com o secretário, vários foram os pontos levantados pela sociedade durante os fóruns. Dentre as questões levantadas nos municípios do interior e que devem entrar como prioridade no plano, estão: a regularização fundiária, com indagações ao Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) quanto ao esclarecimento das medidas que têm sido adotadas pelo Governo do Estado e a consolidação da transferência das terras da União para o Estado; o apoio do governo ao desenvolvimento da agricultura familiar, as unidades de conservação ambiental, a participação de pequenos produtores em programas de qualificação que capacitem a produção local, melhoria de pontes, vicinais, entre outros.

Henklain explicou ainda que o diferencial obtido pela iniciativa foi a presença da sociedade, que participou ativamente dos fóruns e contribuiu para que o governo pudesse ter um panorama da situação dos produtores de cada região. “Tem sido um trabalho interessante devido à intensa participação da sociedade e o comprometimento com o propósito do desafio de desenvolver o setor produtivo” disse.

“O resultado é que o governo está confiante quanto a conseguirmos atender todos os anseios da população e enquadrar isso no PPA. Enriquecemos muito nosso conhecimento depois de discutirmos com todos os representantes de cada região. Agora, olhando para o futuro, estamos buscando as soluções para os próximos quatro anos”, comentou.

O encerramento da rodada de fóruns será em Boa Vista, entre os dias 15 e 17 de julho, quando o Fórum Estadual de Desenvolvimento Sustentável será realizado, e também será discutido o Plano Plurianual relativo ao período de 2016 a 2019. “A expectativa é de que, ao fim dessas discussões, possamos consolidar o documento consistente para subsidiar nosso programa com as diretrizes, projetos e metas para os próximos quatro anos”, pontua o secretário. (J.L)