Pessoas afetadas pelas chuvas ocorridas nos últimos dias de 2021, em Normandia receberam kits contendo por lâmpadas solares, fraldas e lonas.
A entrega foi feita pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Prefeitura do município. Foram atendidas cerca de quatro mil pessoas afetadas pelas chuvas que romperam estradas, devastaram roças e destruíram residências na região.
Foram entregues 580 lâmpadas solares, 850 lonas de polietileno e 2,4 mil fardos de fraldas.
A distribuição dos itens doados se iniciou no dia 30 de dezembro de 2021 para áreas indígenas de difícil acesso, como as comunidades de Sucubeira, Canaã, Japó, Matirí, Cachoeirinha e Angical.
O município de Normandia possui mais de 100 comunidades indígenas da etnia Macuxi, muitas delas em territórios inalcançáveis por veículos terrestres. Para poder realizar as entregas, a Prefeitura de Normandia e a Defesa Civil disponibilizaram quatro carros e profissionais para suporte. Líderes de comunidades onde o acesso acontece unicamente por caminhada ou animais de transporte estavam nas proximidades para transportar o material para demais comunidades.
“A parceria com a Prefeitura de Normandia é essencial para alcançarmos a comunidade brasileira que acolhe e integra pessoas refugiadas e migrantes em Roraima e que também precisa de apoio. Sabemos que, em momentos de emergência, como as fortes chuvas de aconteceram no município, famílias brasileiras e venezuelanas foram afetadas. Nossa distribuição irá atender aos dois grupos”, ressalta a Oficial de Relações Institucionais do ACNUR, Thais Menezes.
No total, a doação à Normadia somou mais de 215 mil unidades de fraldas, que serão entregues a todas as gestantes e lactantes em situação de vulnerabilidade registradas pela Secretaria de Assistência Social do Município. As lâmpadas solares são voltadas às comunidades indígenas para iluminar as residências das regiões sem energia elétrica. A tecnologia das lâmpadas permite o carregamento de pequenos aparelhos, como celulares.
“Estamos acompanhando de perto e prestando o apoio necessário às famílias refugiadas e brasileiras. As doações do ACNUR vieram em um excelente momento, considerando as dificuldades que enfrentamos para atender os munícipes, incluindo as comunidades indígenas, no cenário de fortes chuvas”, relata Dr. Raposo, prefeito de Normandia. Atualmente, a cidade acolhe cerca de 60 famílias que saíram da Venezuela em busca de refúgio.
Esta ação foi possível devido a doações feitas ao ACNUR sem destinação específica, como as do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que permitem uma maior flexibilidade para o uso desses recursos, possibilitando ao ACNUR e parceiros oferecerem proteção aos mais vulneráveis em contexto emergencial.
Instituições públicas de Roraima receberam doações do ACNUR em 2021
Municípios e o instituições do estado fronteriço receberam itens para fortalecer atendimentos à comunidade brasileira e refugiada e migrante no ano passado. A Secretaria de Saúde de Boa Vista (SMSA) recebeu 810 mil fraldas doadas pelo ACNUR para reforçar as capacidades do município em acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. Além da SMSA, os abrigos estaduais da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) foram contemplados com fraldas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em Pacaraima, as comunidades de Sakaumotá, Tarau Parú, Bananal e Sorocaima I receberam doações diretas do ACNUR. O Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e Secretaria Municial de Assistência Social de Pacaraima também foram contemplados, respectivamente, com 115 fardos, 520 fardos e 120 fardos de fraldas infantis.
“O ACNUR, em suas atividades de proteção, inclui o apoio às comunidades de acolhida. A parceria para doação desses itens deriva do reconhecimento dos esforços que a população local e instituições públicas têm empreendido para responder às necessidades de todas as pessoas que se encontram em seu território”, declara a Oficial de Relações Institucionais do ACNUR, Thais Menezes.
O setor privado em prol dos refugiados
Além de contar com doadores governamentais, o ACNUR Brasil também realiza parcerias corporativas, nas formas de apoio financeiro, ações com colaboradores e consumidores, divulgação de campanhas de doação em situações de emergência, marketing relacionado à causa, entre outras. Bradesco e Instituto OMNI foram os principais parceiros corporativos de 2021.
Diante da complexidade das crises humanitárias atuais, o apoio financeiro do setor privado é fundamental para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR. Para agendar uma apresentação personalizada para sua empresa, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Pessoas físicas podem doar pelo site: doar.acnur.org.