Cotidiano

Roraima não atualiza dados da vacinação desde ataque hacker no MS

Sesau disse que foi informada pelo Ministério da Saúde de que o Departamento de Informática do SUS trabalha para restabelecer as plataformas de atualização de dados da imunização contra a Covid-19

Roraima é um dos estados que não atualiza os dados da vacinação desde o ataque hacker ao Ministério da Saúde, no dia 10 de dezembro do ano passado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) admitiu a relação da falta de atualização com o ataque, disse manter contato com o Ministério da Saúde e “foi informada de que o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) continua trabalhando para o restabelecimento das plataformas, mas ainda não foi possível restabelecer por completo o sistema SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) para acesso ao banco de dados”.

“A Secretaria ressalta que assim que os sistemas do Ministério estiverem na total funcionalidade, os dados da plataforma Vacinometro serão devidamente atualizados”, completou na nota.

A expectativa é que o sistema seja normalizado até segunda-feira (10), quando completará exatamente um mês da ocorrência do apagão de dados.

Conforme a última atualização do Vacinometro, Roraima imunizou 74,79% da população com a primeira dose, o que corresponde a 360.832 pessoas, e vacinou 52,34% com a segunda ou a única, o que representa 258.991 imunizados.

No estado, a dose de reforço foi aplicada no braço de 3,68% dos roraimenses (18.254).

Ainda segundo a última atualização, Roraima recebeu 1.212.538 doses. Dessas, 826.495 foram distribuídas para os 15 municípios aplicarem na população. O estoque estadual tem 386.043 vacinas.