Cotidiano

Entenda como o sonho da casa própria pode se tornar possível

O projeto pode ser feito tanto por arquitetos quanto por engenheiros

Para muitas pessoas o sonho da casa própria é algo distante de conquistar, os valores altos de imóveis e terrenos são os principais empecilhos. Hoje em dia através de financiamento, realizar esse projeto é mais possível do que se imagina.

Para a empresária Millena Passarinho, 22 anos, ter a casa própria parecia algo impossível, no entanto, quando ela e o marido decidiram pesquisar e ir atrás dos processos viram que estava mais próximo do que imaginavam. 

“A gente queria um cantinho só nosso, mas parecia bem impossível então quando fomos pesquisar e ir atrás percebemos que se a gente organizasse, daria para começar a dar início a isso”, disse.

Eles fizeram o processo por meio da Caixa Econômica Federal, através de linhas de financiamento para construção e reforma, que foi finalizada e entregue em seis meses.

Financiamento 

Segundo a Caixa, para financiar um imóvel, o interessado deve preencher alguns requisitos:

“O proponente (quem apresenta a proposta) deverá ter capacidade de pagamento, capacidade civil, regularidade cadastral, entre outros. O vendedor e o imóvel também não podem apresentar impedimentos”, informou. 

Ainda sobre o financiamento a Caixa informou que é possível utilizar o saldo do FGTS para a contratação do serviço e quem quiser mais informações sobre os serviços pode encontrar tudo pelo site da instituição. 

“Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total. Para conhecer as linhas de financiamento habitacional, fazer simulações sobre a melhor opção, e obter informações sobre o comparativo de taxas, os clientes podem acessar o site https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/”, finalizou. 

Planejamento 

Para a arquiteta Sarah Guimarães, o correto é que primeiro tenha a aprovação do crédito e depois faça o projeto, que pode ser feito por arquitetos e também por engenheiros.

“O projeto pode ser feito tanto por arquitetos como por engenheiros. O correto é aprovar o crédito primeiro para depois fazer o projeto, pois muitas pessoas não tem terreno e nessa modalidade a Caixa quita o terreno e ajuda com a obra e averbação da casa no lote”, afirmou a arquiteta.

Pela Caixa, os prazos de financiamento vão de 120 a 420 meses (de 10 a 35 anos) para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e reforma.