Cotidiano

População reclama de demora no atendimento em UBSs para covid-19

Na UBS Olenka Macellaro, quem procura atendimento espera por horas para conseguir uma senha para então entrar na fila de atendimento

Roraima registrou um aumento de 67% nos casos confirmados de covid-19 entre as duas últimas semanas de dezembro de 2021 e a primeira semana de janeiro de 2022. Esse aumento já reflete na busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista destinadas exclusivamente para pessoas com sintomas da doença. 

Uma mulher que preferiu não se identificar procurou a Folha para relatar a demora no atendimento na UBS Olenka Macellaro, no Caimbé, zona Oeste de Boa Vista. Ela relata que no sábado, dia 8, estava com alguns sintomas de covid-19 como dor no corpo, febre e diarreia e procurou atendimento na unidade. 

“Fui lá às 16 horas. Chegando lá, fui informada por uma funcionária que eu não seria atendida, apesar da prefeitura divulgar que a unidade atende até às 20 horas. Ela me disse que eles só atenderiam quem estivesse passando muito mal e retornei para casa”, relatou. 

Ela retornou à UBS na manhã desta terça-feira, dia 11, e novamente informaram que não havia mais vagas para atendimento. Novamente a UBS estava lotada. Um funcionário informou que se ela quisesse ser atendida, que permanecesse no local até às 18 horas para aguardar as senhas que seriam liberadas no final da tarde para ser atendida à noite. 

“Agora você imagina uma pessoa com dor, febre e diarreia ficar de 7h30 às 18 horas pra pegar uma senha pra aguardar atendimento. Acho que está faltando boa vontade e compromisso com a população. É um absurdo esperar tanto tempo por atendimento médico”, lamentou. 

O mesmo cenário se repete na UBS Professor Mariano de Andrade, no bairro Caranã, também na zona Oeste. Uma mulher que preferiu não se identificar relatou a demora no atendimento. 

“Qualquer horário que você chega está lotado. A maioria das pessoas estão ali esperando para pegar senha, não é nem para o atendimento em si, pois depois de pegar a senha você continua na fila, só que desta vez para ser atendida. É um absurdo deixar as pessoas doentes esperando por tanto tempo”, reclamou. 


Fila também se formou na UBS Professor Mariano de Andrade, no bairro Caranã (Foto: Divulgação)

Outro lado – A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.