Cotidiano

Moradores de Rorainópolis recebem serviços da Justiça Eleitoral Itinerante

Segundo o TRE, a Justiça Itinerante é a oportunidade que o cidadão tem de tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via com mais comodidade

Durante esta semana, os moradores de Rorainópolis, no Sul do Estado, receberão as ações do projeto Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

A programação desta terça-feira, 14, se inicia com atendimentos na Vila do Equador; na quarta-feira, 15, a JEI atende no PA Ajurí (Vila Nova Esperança); na quinta-feira, 16, o atendimento do TRE será em Nova Colina, e na sexta-feira, 17, na Vila Martins Pereira. Os atendimentos acontecem no horário das 9h às 15h.

Segundo o TRE, a Justiça Itinerante é a oportunidade que o cidadão tem de tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via com mais comodidade.

Para requerer os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, destaca a importância de realizar atendimento nos locais mais distantes do Estado, o que resulta na aproximação da Justiça Eleitoral com a população, a fim de aumentar o cadastro eleitoral e garantir o pleno exercício da cidadania. Ele explicou que em Boa Vista existem aproximadamente 193 mil eleitores e a meta é atingir 200 mil.

“É a Justiça Eleitoral indo até a casa do cidadão, pois, pelo princípio da Constituição Federal, o voto é obrigatório, logo, precisamos dar acesso aos que moram longe, que precisam andar longas distâncias para regularizar a situação eleitoral”, disse Campello.

JUSTIÇA ITINERANTE

Até o momento, a itinerante já passou pelos municípios de Uiramutã, Pacaraima, Mucajaí, Iracema, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe, Amajari, Boa Vista Rural e alguns bairros da capital, totalizando 1.529 atendimentos, incluindo 687 alistamentos, 464 transferências, 349 revisões e 29 solicitações de segunda via.

Com informações do TRE-RR