Cotidiano

UBS’s de Boa Vista registram aumento de 300% nos atendimentos

Maioria dos atendimentos foram nas oito unidades exclusivas para atender pacientes com sintomas de Covid-19

Em meio ao aumento de casos de gripe e de Covid-19, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos de 1º a 18 de janeiro, um aumento de mais de 300% em relação à última semana de dezembro, informou a Prefeitura de Boa Vista.

Na última semana de 2021, foram 10.080 atendimentos realizados. Dos 40 mil atendimentos no total, quase 30 mil foram apenas nas oito UBS’s exclusivas para pacientes com sintomas de Covid-19.

“A demanda tem sido cada vez maior, principalmente devido à associação de casos de síndromes gripais e de Covid-19. Queremos reforçar que a população tome todos os cuidados necessários para evitar aglomerações e lotação nas unidades, mantendo as medidas de prevenção. Só com o distanciamento e a vacina, conseguiremos vencer esse vírus”, esclarece Cinthia Brasil, superintendente de atenção básica.

Sintomas mais comuns da gripe

Cansaço;
Febre;
Dores nas articulações;
Tosse seca ou catarro;
Dores de ouvido;
Olhos irritados.

Sintomas mais comuns da Covid-19

Febre;
Dor de cabeça;
Tosse seca;
Dor de garganta;
Cansaço;
Falta de ar.

Medidas preventivas contra as doenças

Uso de máscara;
Higienização das mãos com água e sabão;
Uso de álcool em gel;
Manter os ambientes ventilados;
Não tocar olhos e boca constantemente;
Evitar aglomerações e locais fechados;
Vacinação.

A Prefeitura reforçou a importância da vacinação para quem ainda não se vacinou contra a Covid-19, ao dizer que existem doses em 22 UBS´s e dois pontos drive-thru. Além disso, pessoas com sintomas gripais e de Covid podem procurar uma das 8 UBS´s para atendimentos exclusivos desses tipos de paciente.