Cotidiano

Conferência Municipal debate novos pontos para elaboração de plano de saúde

Evento tem como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: direito do povo brasileiro” e acontece até amanhã, 15, no auditório da Faculdade Cathedral

Nesta manhã de terça-feira, 14, ocorreu o segundo dia da 5ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Faculdade Cathedral, localizada na Avenida Luis Canuto Chaves, bairro Caçari.

O evento tem como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: direito do povo brasileiro” e pretende discutir novos pontos para a elaboração de um plano municipal de saúde. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

No primeiro dia, houve a abertura do evento e uma palestra com a conferencista do Conselho Nacional de Saúde, Verônica Lourenço. Na manhã de hoje, houve uma mesa de debates e uma apresentação do Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Jucá.

O secretário esclareceu que a apresentação focou em resolver os problemas na saúde municipal como um todo. “A gente colocou os desafios às claras. Acho que a gente só resolve o problema quando você encara o problema de frente e admite. A gente quer realmente fazer com que o nosso trabalho seja cada vez melhor”, afirmou Rodrigo Jucá.

Conforme uma das coordenadoras do evento, Lucimara Araújo, ao final da conferência, haverá a elaboração de um relatório final com as propostas que vão ser elaboradas nos grupos de trabalhos.

“Aquelas que forem aprovadas vão compor o relatório final que irão pautar o plano municipal de saúde, a serem encaminhadas para a conferência estadual, com previsão para acontecer em Setembro e a conferência nacional, com planos para realização em dezembro deste ano”, concluiu.

Mais informações na edição impressa da Folha de amanhã, 15.