Cotidiano

Trabalhadores de empresa terceirizada cobram pagamento de 3 meses atrasados

Trabalhadores da empresa União Serviço e Comércio (USC), que presta serviços terceirizados no setor de limpeza do Hospital de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado, denunciam que estão há três meses sem receber salários. O período é referente aos meses de abril, maio e junho deste ano.

Segundo um dos funcionários, que preferiu não se identificar, cerca de 20 funcionários estão na mesma situação. “Tem muita gente que está sem receber e a empresa não faz nada para resolver. Não podemos trabalhar de graça por muito tempo”, disse.

Além dos salários atrasados, o funcionário alegou que a empresa está contratando apenas de forma verbal, sem assinar a carteira de trabalho. “Logo quando entrei, pediram minha carteira dizendo que iam assiná-la, mas, até agora, ainda não voltaram com ela. Se for demitido, não vou receber nenhum benefício por conta disso”, disse.

O representante da USC, José Ribamar, alegou que a empresa deve apenas dois meses de salários aos funcionários e que está tentando quitar a dívida. “Confirmamos o atraso de dois meses, referentes a maio e junho. Já começamos a pagar o de maio na semana passada e acredito que até o final dessa semana vamos pagar o outro mês”, afirmou.

Sobre a questão da contratação de funcionários, explicou que todas as carteiras de trabalho foram recolhidas e enviadas à Superintendência do Trabalho e Emprego, sediada na Capital. “O contador levou as carteiras e devolveu aos escritórios. Todas foram devidamente assinadas e serão devolvidas esta semana”, informou.

Ele atribuiu o imbróglio do pagamento dos funcionários ao não cumprimento do contrato por parte do Governo do Estado, que também não está pagando a empresa em dia. “Vale frisar que o nosso atraso é em consequência de o governo não estar cumprindo com o contrato. Estão atrasados conosco maio e junho, o que dificulta que a gente consiga pagar os servidores em dia”, alegou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o pagamento à USC (União Serviço e Comércio) está sendo regularizado. Nesta quarta-feira, 15, será autorizado o pagamento das faturas referentes ao mês de maio, nos valores de R$ 588.600,00, referente ao serviço prestado no interior; e R$ 396.000,00, relacionado ao serviço prestado na Capital. Quanto às faturas do mês de junho, as notas de empenho estão seguindo os trâmites normais na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e posteriormente seguirão para pagamento.

A Sesau esclareceu que a gestão tem interesse em efetuar todos os pagamentos sem atrasos, no entanto, as ações desta gestão têm sido dificultadas pelas dívidas deixadas pela gestão passada. O secretário-adjunto estadual de Saúde, César Penna, explicou que a crise financeira pela qual o Estado de Roraima passa foi agravada pela falta de responsabilidade dos gestores passados com os gastos públicos, o que gerou um volume de dívida altíssimo.

“Agora, estamos tentando contornar a situação, honrar os compromissos assumidos e buscar alternativas. Não é fácil, mas é preciso agir com responsabilidade e respeitar a legalidade no serviço público”, disse. (L.G.C.)