Um carregamento com 30 toneladas de minério análogo à cassiterita, avaliado em quase R$ 3 milhões, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quinta-feira, 27, na BR-174, em Boa Vista.
De acordo com a PRF, uma equipe efetuava fiscalização de trânsito na Unidade Operacional – Água Boa, quando um caminhão acoplado com dois semirreboques foi abordado.
Ao realizarem a vistoria no veículo, os policiais encontraram cerca de 600 sacolas plásticas com material que apresentava as mesmas características de cassiterita. Ao final da pesagem, ficou constatado que estavam sendo transportadas aproximadamente 30 toneladas do mineral.
Conforme a PRF, o responsável pela carga alegou que o material seria entregue no Amazonas. “Ao ser questionado pelos agentes, o motorista disse que a carga tinha como destino a cidade de Manaus”, informou a instituição.
Esta já é a segunda grande apreensão de cassiterita em menos de uma semana no estado. A última, de cinco toneladas, ocorreu no último domingo, 23. “Desta vez, estima-se que a carga esteja avaliada em cerca de R$ 2,7 milhões”, citou a PRF.
O caminhão, a carga e o envolvido foram encaminhados para a Polícia Federal em Boa Vista.