Saúde e Bem-estar

Sesau promete normalizar cateterismo no CDI ainda nesta quinta

Falta de contraste iodado para realizar serviço veio à tona após a esposa de um paciente denunciar que a unidade estava sem esse insumo para continuar o acompanhamento da situação dele, diagnosticado com placas de gordura nas artérias coronárias

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que vai normalizar ainda nesta quinta-feira (27) o serviço de cateterismo no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), após adquirir quatro mil frascos de contraste iodado, o insumo injetado na artéria do paciente, por meio de um cateter, para visualizar a situação de artérias.

Na nota enviada à FolhaBV (confira a íntegra ao final da reportagem), a pasta informou que está fazendo o levantamento do quantitativo exato de pacientes que procuram pelo cateterismo e esclareceu que realizou várias tentativas de aquisição do contraste, mas que a maioria apresentava “resultado deserto ou fracassado”.

A falta do contraste veio à tona após a vendedora Mirleide Sales Neves procurar a FolhaBV para denunciar que a unidade estava sem esse insumo para continuar o acompanhamento da situação do marido Evaristo Marques de Mesquita, de 79 anos, diagnosticado com placas de gordura nas artérias coronárias (coração).

“Meu esposo está desde setembro aguardando pra fazer um cateterismo no CDI, pelo SUS. Até então ficaram de chamar ele, marcaram o procedimento para dezembro, mas não aconteceu. Remarcaram para 14 de janeiro e também não fizeram”, denunciou.

Segundo ela, o atual quadro de saúde dele é preocupante, a ponto de ele receber recomendação médica para não fazer esforço físico, sob o risco de infartar a qualquer momento. “É preciso fazer o cateterismo pra saber o que ele vai precisar fazer, se uma cirurgia de peito aberto ou se precisará colocar umas molinhas”, informou.

Nota completa da Sesau

“A Secretaria de Saúde informa que foram adquiridos cerca de quatro mil frascos e que a empresa responsável realizou a entrega do insumo esta semana.

E nesta quinta-feira, 27, está sendo feito o levantamento do quantitativo exato da demanda, para liberação e atendimento ainda hoje.

A Sesau esclarece que foram feitas várias tentativas de aquisição, mas que a maioria apresentava resultado deserto ou fracassado. Porém, não mediu esforços e conseguiu fazer a aquisição por meio de adesão em ata, após lograr êxito na tramitação do processo, para garantir a aquisição de forma mais rápida, garantindo a regularização do estoque.

A Sesau reitera que para manter a prestação do serviço à população tem dado celeridade na tramitação de todos os processos e a parte de medicamentos e insumos está entre as prioridades, ou seja, o foco é realizar a aquisição de insumos e materiais, de forma rápida e eficiente, para garantir que as Unidades de saúde da rede estadual estejam com abastecimento suprido de forma contínua.”