Política

Vereadores e Prefeita trocam acusações e farpas por conta da LDO

Teresa Surita afirma que a prefeitura vai perder milhões. Os vereadores dizem que a prefeita estava usando o dinheiro para finalidades diferentes da alocação dos recursos

Após a prefeita Teresa Surita publicar na página da prefeitura e em sua página pessoal que a Câmara de Vereadores reduziu, através de votação, a autonomia de investimentos da Prefeitura de Boa Vista de 30% para 5%, os vereadores também resolveram publicar suas versões a respeito da aprovação da LDO.

Segundo Surita, a partir do próximo ano a prefeitura vai perder R$ 150 milhões que deixarão de ser investidos em projetos sociais e as obras de melhorias da cidade.

“Estou indignada com esse resultado, mas sigo confiante e lutando para reverter essa situação porque quem ama Boa Vista não se abala por essas pedras no caminho”, disse Teresa.

A assessoria da câmara de vereadores esclareceu que a prefeita publicou inverdades pois a CMBV não teria reduzido nenhum centavo do orçamento do município.

“Durante a discussão da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), por maioria, os vereadores decidiram reduzir de 30% para 10% os recursos de livre aplicação da prefeita em casos de calamidade pública e suplementação de crédito. Sim, de 30% para 10%, porque 5% são destinados ao crédito extraordinário de 5% para o crédito suplementar” disse a assessoria em nota.

A nota também afirmou que a prefeita faltou com a verdade quando disse que os vereadores vão usufruir do montante que resulta da redução, pois na verdade, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevê apenas as prioridades que deverão ser determinadas pelo município na Lei Orçamentária.

“Com isso, os vereadores apenas garantem a efetiva fiscalização sobre as iniciativas do executivo e acabaram com a farra na aplicação indiscriminada dos recursos contingenciados para obras emergenciais. Significa que toda vez que a prefeita quiser recursos para obras emergenciais terá de informar à sociedade em que setor, e com qual finalidade será o dinheiro público utilizado”, afirmaram os vereadores.

O presidente da Câmara, Edilberto Veras, se pronunciou garantindo que caso a prefeita queira trabalhar com seriedade e transparência na aplicação do dinheiro público a CMBV estará a seu lado.

“A prefeita sabe que os vereadores estão ao lado e em defesa da sociedade. O que ela quer é confundir a opinião pública e jogar os vereadores de encontro à população. Quanto a redução do percentual para obras emergenciais, pelo o que diz nas redes sociais é ela quem estava usando o dinheiro para finalidades diferentes para as que foram alocados os recursos”, comentou o presidente da Câmara de Boa Vista.