Esporte

A estreia do Real em Copa do Brasil sem gols com o Remo no Ribeirão

Série de reportagens especiais conta jogos dos roraimenses válidos pelo maior torneio de futebol do país

Campeão roraimense em 2011, o Real, de São Luiz (RR), ganhou o direito de participar da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro, mas deixou de participar da quarta divisão do futebol brasileiro para poupar gastos.

Na época, o presidente Leomar Silva afirmou conter despesas para não fechar as portas do clube. Em 2012, as passagens e estadias na Série D ainda eram arcadas pelo próprio clube participante.

O Real jogou somente uma única edição de Copa do Brasil, em 2012, e ficou invicto na competição jogando em Boa Vista.

Naquela época, o certame tinha uma primeira fase com jogos de ida e volta, em caso de vitória do visitante por 2 a 0, o jogo de volta não era disputado. O Real forçou uma segunda partida e foi conhecer a querida Belém do Pará, de Fafá, Joelma e Ximbinha. Com direito a açaí grosso e camarão graúdo, o rolê do “Destemido Esquadrão” foi válido em território belenense.

Recordar é viver!

Na noite da quarta-feira, 7 de março de 2012, o “Destemido Esquadrão” empatou com o Remo em 0 a 0, no estádio Ribeirão, em Boa Vista, diante de dois mil pagantes nas arquibancadas amarelas, pelo jogo de ida da primeira fase da competição nacional. A partida foi apitada pelo amazonense Edmar Campos Encarnação. “Foi uma grande festa, com as arquibancadas do Ribeirão lotadas, foguetes, bandeiras e muita gente torcendo pelo Real, contra um time grande do Remo, todos torcendo pelo futebol roraimense”, contou o presidente do Real na época, Leomar Silva.

No jogo de volta, revés por 3 a 0 no estádio Baenão, que marcou a despedida da Copa do Brasil para o Real, de uma cidade de menos de 10 mil habitantes, contra o poderoso Remo de Adriano Paredão e Jaime.

FICHA TÉCNICA

REAL-RR 0 X 0 REMO-PA

REAL-RR: Eliomoar; Leonam, Vicente, Diogo e Marcos Ventura; Paulo Sérgio, Anderson (Rigoberto), Éverton (Gérson) e Léo Cutia; Maycon (Stanley) e David. Técnico: Rildo de Moura Ramos.

REMO-PA: Adriano; Tiago Cametá, Juan Sosa, Diego Barros e Aldivan; André, Jhonnatan, Cassiano e Reis; Joãozinho e Fábio Oliveira. Técnico: Flávio Lopes.

CARTÕES AMARELOS: Diogo, David, André e Jhonnatan

ÁRBITRO: Edmar Campos Encarnação (AM).

AUXILIARES: Jander Rodrigues Lopes e Ivo Fernando da Costa de Souza (AM)

DATA: 07/03/2012 (quarta-feira)

LOCAL: Estádio Ribeirão, em Boa Vista.

*João Paulo Oliveira, especial para a FolhaBV