Polícia

Subcomandante: Polícia na Rua ajudou a reduzir furtos e roubos na capital

Números mais exatos das ocorrências policiais registradas em 2021 ainda estão sendo consolidados e revisados, e devem ser divulgados ainda neste mês

O subcomandante geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano de Souza, disse que o programa Polícia na Rua, implantado em novembro passado, já ajudou a reduzir em até 40% o número de roubos e em 28% o total de furtos só em Boa Vista.

“A violência externa tem diminuído bastante, inclusive a gente tem flagrado algumas situações em que os policiais veem o crime no momento em que é cometido”, destacou.

Os números mais exatos das ocorrências policiais registradas em 2021 ainda estão sendo consolidados e revisados, e devem ser divulgados ainda neste mês, segundo a equipe estatística da PM.


O subcomandante geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano de Souza (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Conforme Souza, só na capital, há 31 viaturas do programa em circulação, atualmente, e corporação espera a chegada de mais 25 em duas semanas, para que os 56 bairros de Boa Vista

“A população voltou a confiar no trabalho da polícia, de que a gente vai na ocorrência. Quando um vizinho liga o som alto, outro vizinho espanca a mulher, o cara liga porque a gente vai. Não tem nenhuma ligação no 190 que a gente não vá hoje. Por conta da demanda reprimida de quando havia um número reduzido de viaturas, a população acabava não ligando”, explicou.

Perturbação de sossego, inclusive, lidera por mais um ano o número de ocorrências, conforme a prévia da estatística da PM. Mais de 70% dos casos em que a polícia é chamada ocorrem apenas às sextas-feiras, sábados e domingos, os dias mais festivos da semana.

A presença e o empenho mais efetivos das viaturas, segundo a avaliação da equipe estatística da corporação, culminou na diminuição nas solicitações de ocorrências.

Rocam e operações contra o crime

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Militar em Boa Vista ganhou, em janeiro, o reforço das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam). Em apenas um mês, os veículos ajudaram a prender foragidos e apreender motos furtadas, drogas e armas. Conforme a PM, a divisão tem 12 motos e 24 policiais.

Também ajudaram a contribuir para a redução da criminalidade, segundo o subcomandante, as operações em andamento, como:

Hórus: realizada para coibir o tráfico de drogas, pessoas e armas nas fronteiras e divisas de Roraima;
Interior Mais Seguro: realizada para fortalecer a segurança nos 15 municípios, principalmente em épocas de festejos e datas de pagamento, quando o crime costuma aumentar;
Cidade Blindada: promovida em Alto Alegre, Cantá e Mucajaí para coibir crimes de trânsito, por exemplo;
Saturação: realizada nas áreas de Boa Vista com maior índice de criminalidade;
Xeque-Mate: operação do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) realizada na área Leste de Boa Vista com ações ostensivas e preventivas;
Impacto: operação do 2º BPM que visa garantir mais segurança na área Oeste da capital;
Trânsito Mais Seguro: trabalho feito em conjunto com o Detran com ações educativas de trânsito nas escolas;
Polícia no Parque: realizada aos finais de semana no Parque Anauá para impedir crimes, como poluição sonora e de trânsito.

Operação Volta às Aulas

O subcomandante geral disse ainda que policiais militares estarão nas ruas, a partir da próxima segunda-feira (7), pela operação Volta às Aulas, para garantir a segurança nas escolas estaduais durante o retorno das aulas.