Saúde e Bem-estar

Mais de 430 pessoas trataram algum tipo de câncer em Roraima em 2021

No Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta sexta-feira, dia 4, profissionais sensibilizam a população sobre a importância de um diagnóstico precoce

O dia 4 de fevereiro é conhecido em todo o mundo como o Dia Mundial do Câncer. Em Roraima, muitas pessoas convivem com algum tipo de câncer. Conforme a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), somente em 2021, foram atendidos 435 pacientes e no mês de janeiro deste ano foram registrados 22 novos pacientes. 

O tipo de câncer com maior incidência em Roraima é o de pele, com 103 casos, seguido pelo câncer de mama com 80 casos e colo uterino com 41 casos. O médico Anderson Benetta, mastologista, oncologista e diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR), falou com a FolhaBV sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do câncer, com o objetivo de prevenir e controlar a doença.

“Câncer é um termo que representa mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que causam um crescimento contínuo e descontrolado de células, com a capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos. Todo câncer é possível de ser curado se for diagnosticado precocemente. Quando o diagnóstico é tardio as chances de morte são maiores. Observamos na nossa unidade que a maior parte dos pacientes são mulheres, é nítido a diferença de mulheres para homens que buscam exames”, explicou Benetta. 

Ele ressaltou que é importante que homens e mulheres realizem os exames preventivos, como papanicolau, mamografia, colonoscopia, entre outros. Caso seja identificado risco ou o exame diagnosticar alguma doença, existem tratamentos disponíveis na rede pública de saúde. “Como imunoterapias, cirurgias e medicinas preventiva, paliativa e integrativa. Em vários casos é necessário combinar mais de uma modalidade e varia de pessoa para pessoa”, pontuou.


Benetta ressaltou que é importante que homens e mulheres realizem os exames preventivos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Tratamento

O atendimento não urgente e preventivo inicia por meio dos postos de saúde municipais, onde o paciente passa pelo médico clínico geral, que é responsável pela primeira orientação quanto aos cuidados com a saúde, realização de exames preventivos de câncer.

Dependendo dos casos, os pacientes podem ser encaminhados para o Centro de Prevenção de Câncer, onde será realizado um atendimento especializado e naqueles casos em que for diagnosticada uma lesão de alto grau em pacientes mulheres é feito o acolhimento e acompanhamento no Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Quando constatadas lesões mais graves, pacientes são encaminhados para Unacon onde é feita uma avaliação para definir o melhor tratamento de acordo com cada caso. A Unacon conta com 31 médicos em 17 especialidades e com 30 serviços exclusivos a pessoas com câncer, dentre eles, cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia, dispõe de uma equipe multiprofissional especialista.

A unidade de saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 18h, e se encontra dentro da estrutura do HGR. Além disso, o Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin faz o uso do mamógrafo digital, conforme relatou a Sesau.

“O equipamento garante que os diagnósticos sejam mais precisos e que o número de atendimentos seja ampliado de forma significativa, além disso, por se tratar de um equipamento com imagens totalmente digitais as pacientes recebem o laudo médico e exame no próprio celular, podendo apresentar para qualquer médico especialista onde estiverem sem correr o risco de perder ou esquecer o exame”, a instituição informou em nota.