O diretor do Calha Norte, general Ubiratan Poty, iniciou a programação em Roraima com uma palestra na manhã desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa de Roraima, para explicar a importância do programa e tirar dúvidas sobre as obras de infraestrutura feitas por meio de parcerias com os Poderes Executivo e Legislativo.
A palestra foi marcada pela presença do governador Antonio Denarium (Progressistas), dos deputados federal e estadual, Hiran Gonçalves (Progressistas) e Coronel Chagas (PRTB), e de nove prefeitos de Roraima, entre eles, o presidente da AMR (Associação dos Municípios de Roraima), Joner Chagas.
A partir desta segunda (7) até quinta (10), Poty e a comitiva do programa executado pelo Ministério da Defesa vão inspecionar 39 obras de infraestrutura e 21 equipamentos entregues a 11 municípios de Roraima, investimentos que, somados, custam R$ 102 milhões. A vistoria inclui iluminações públicas, praças, pavimentações, drenagens, eletrificações, centro comercial, além de veículos como trator agrícola e caminhonetes.
Nas vistorias presenciais de inspeção, as equipes técnicas conferem se os empreendimentos estão em conformidade com os projetos. “A nossa expectativa é ver excelentes resultados. A gente tem acompanhado Roraima, a bancada do Estado é uma bancada parceira do Calha Norte, é assídua. Os parlamentares têm colocado recursos no programa e esses recursos têm sido transformados em políticas públicas e entrega à população. Isso que é o mais importante: a entrega para a população no menor prazo possível”, declarou Poty.
“O Calha Norte tem nos ajudado muito. É rápido na aprovação dos convênios e a gente sempre tem um contato muito direto com as equipes do programa, principalmente com o general Poty, que liga pra gente, pede agilidade e se coloca à disposição dos prefeitos de todas as prefeituras e do governo do Estado pra resolver o problema”, explicou Joner Chagas.
Criado em 1985, o Calha Norte visa contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. O cumprimento da missão inclui o aumento da presença do Poder Público e a melhoria da infraestrutura nas áreas de Defesa, Educação, Esporte, Segurança pública, Saúde, Assistência social, Transportes e Desenvolvimento Econômico.