Dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) apontam que as famílias roraimenses estão mais endividadas este ano.
Segundo a análise do assessor econômico Fábio Martinez, “o endividamento das famílias roraimenses iniciou o ano em 86,8%, o maior percentual para o mesmo período desde o início da série, em janeiro de 2010”.
O economista destacou também o número de pessoas que possuem alguma conta em atraso, que somam 45,7% e as famílias que declararam não ter condições de pagar integralmente as dívidas, 40,4%.
A maior parcela do endividamento das famílias correspondem ás pendências de pagamento de cartões de crédito, seguida de dívidas de carnês e crediários.
O presidente do Sistema Fecomércio, Ademir dos Santos, acredita que esse crescimento está relacionado com as dívidas de fim de ano e os gastos com a volta às aulas.
“Muitas famílias utilizam o cartão ou crediário para comprar os presentes de Natal e em janeiro também usam o crédito para comprar o material escolar. Produtos mais caros no mercado e redução do poder de consumo refletem no aumento das dívidas das famílias em Roraima”, destacou o presidente.
O número de famílias endividadas e inadimplentes em Roraima é superior ao de outros estados brasileiros. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o total de endividados no Brasil alcançou 76,1% em janeiro, representando uma queda de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior.