Cotidiano

Defensoria realiza Mutirão Virtual e antecipa 384 demandas de famílias

A ação aconteceu entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Os trabalhos foram coordenados por quatro defensoras e defensores públicos e realizados por 17 assessores jurídicos

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) antecipou o atendimento de 384 demandas na área do Direito de Família, agendadas em janeiro, que tinham atendimento previsto para o mês de março. A ação fez parte do 1º Mutirão Virtual de Família, deste ano, ocorrido entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Entre esses casos estava o da autônoma Adriana Carvalho Evangelista, de 27 anos, que buscou a Defensoria, por meio do DPE ZAP, para auxiliá-la no processo de modificação de guarda.

“Foi muito bom terem antecipado [o atendimento]. Eu estava muito preocupada com isso [a modificação de guarda]. O atendimento foi ótimo e eu só tenho a agradecer”, disse Adriana.

O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado pela auxiliar de serviço gerais Larissa Souza Copeiro, de 21 anos. Com a antecipação, ela pôde iniciar o processo de reconhecimento da sua união estável.

“Achei muito boa essa antecipação do atendimento, já que meu caso estava agendado para o dia 10 de março. Então, eu agradeço por terem antecipado”, declarou Larissa.

O Mutirão de Família é feito para desafogar o grande fluxo de agendamentos na área do Direito de Família, que é a maior demanda da DPE-RR, explicou o chefe da capital, defensor público Rogenilton Ferreira.

“Devido ao recesso forense, surgiu uma demanda reprimida. Então, a Defensoria realizou um grande mutirão. Atendemos todas as ações de guarda, investigação de paternidade, inventário, revisional de alimentos, negatório de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável”, detalhou Rogenilton.

Ainda conforme Rogenilton, além dele, o trabalho foi coordenado pelas defensoras públicas Christianne Leite, Alessandra Miglioranza e Noelina dos Santos. Os atendimentos foram realizados por 17 assessores jurídicos.

O defensor público-geral, Stélio Dener, explica que o Mutirão de Família se tornou uma tradição anual da DPE-RR e que, devido à pandemia, este trabalho segue de forma virtual para continuar garantindo a redução no tempo de espera das assistidas e assistidos, além de solucionar as demandas o mais breve possível.

“Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, reinventamos a forma de atender na Defensoria Pública, para que a população roraimense não ficasse sem nosso apoio neste momento complicado para o mundo. Cada demanda solucionada e palavra de gratidão das nossas assistidas e assistidos nos traz a certeza que temos feito um trabalho que visa, acima de tudo, respeitar as necessidades e garantir os direitos de todas e todos que nos procuram”, frisou Dener.

DPE ZAP

Durante a pandemia da Covid-19, a população pode buscar os serviços da Defensoria por meio do atendimento virtual do DPE ZAP, no aplicativo de conversas WhatsApp, nos telefones (95) 98104-2048 (Cível e Familiar) e (95) 98104-2195 (Criminal).