Entretenimento

O Heavy Metal de Santa Elena do Uairén

A banda se apresenta pela primeira vez em Boa Vista nesse sábado (18), no Festival “Dia mundial do rock” que será realizado na Praça do Mirandinha

Santa Elena do Uairén é uma cidade que fica na fronteira da Venezuela com o Brasil, muito conhecida pelos roraimenses pelo comércio e alguns pontos turísticos.

Mas a cidade também apresenta a cultura underground mundialmente conhecida como o “Heavy Metal”. Entre os ritmos latinos e caribenhos, há espaço para aqueles que curtem o Rock mais pesado.

É o caso do violonista Antonio Loreto, que estuda violão clássico há mais de seis anos e é professor de uma orquestra instrumental por meio do departamento de cultura municipal de Santa Elena. O músico sempre foi fã do gênero clássico do rock n roll, e sempre teve o sonho de formar sua própria banda.

Para o músico, gostar de rock ou metal não é algo tão martirizado assim. Mas quem sofre de verdade é quem mora em cidades pequenas. Ele explica que a In Situ surgiu sem grandes ambições, mas questões geográficas e as dificuldades de se formar uma cena “metaleira” não o impediram de formar uma banda. “No início, a banda seria apenas uma forma de nos encontrarmos para escutar e tocar as nossas músicas favoritas, porém isso acabou virando um projeto musical” conta.

Além de Loreto, a banda é formada por Carlos Perera na guitarra, Diego Blanco no contrabaixo, Samer Issa na bateria e Santiago Palma no teclado. Eles resolveram se reunir a um pouco mais de dois anos, o primeiro show foi realizado no Grito Rock realizado pelo coletivo Canoa Cultural em Santa Elena.

In Situ, em latim, significa sítio, o que segundo Loreto, representa as barreiras que os fãs de heavy metal precisam ultrapassar quando moram em pequenas cidades. “Às vezes, temos a sensação de que estamos cercados, e precisamos nos expandir musicalmente, e é isso que nós queremos, mesmo morando em Santa Elena”, relatou.

Eles se preparam para o primeiro show em Boa Vista. O repertório irá contar com quatro músicas autorais, que possuem influencias das grandes bandas do rock como Metallica, Stratovarius, Megadeth, Sonata Arctica e das brasileiras, como Angra e Almah. “Estamos ansiosos para apresentar as nossas músicas ao público roraimense”, ressalta.

A banda será uma das atrações do festival “Dia Mundial do Rock”, que será realizado nesse sábado (18) na praça do Mirandinha, a partir das 11 horas da manhã. In Situ sobe ao palco às 18h20.

Serviço
Dia Mundial do Rock
Data: 18 de julho
Local: Praça do Mirandinha
Hora: A partir das 11 horas
Entrada Franca