A natação roraimense movimentará o calendário esportivo local neste fim de semana. Isso porque a Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) vai realizar duas competições.
Nesta sexta e sábado, promove o Torneio Mirim e Petiz do Norte, dividido em três etapas, e que reunirá 133 nadadores das categorias Mirim (nove e dez anos) e Petiz (11 a 12). Já no domingo, é a vez do Circuito Eco Park de Maratonas Aquáticas, que reunirá 40 atletas das categorias Mirim à Sênior (até 24 anos).
A presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Gilda Hupsel, afirma que o foco dos eventos são as categorias Mirim e Petiz. “Um evento voltado só para as categorias deles é uma festa para eles. E no Circuito Eco Park, eles têm as provas com metragem menores e todos se animam a participarem e com isso vão experimentando a modalidade de maratonas aquáticas”, destacou.
TORNEIO MIRIM E PETIZ – A competição será na piscina da Vila Olímpica Roberto Marinho e tem início às 19 horas desta sexta, com a primeira etapa. A segunda será às 8h30 de sábado. No mesmo dia, tem a terceira – e última – etapa, a partir das 16 horas.
Nove clubes estão na disputa, sendo seis deles do Amazonas: Aquática Nobre (com 20 atletas), Dom Bosco (14), La Salle (14), Água Viva (9), Aquática Nado Livre (8) e Instituto Pedro Nicolas (1). Já os times locais, são: escolinha da Vila Olímpica/Fetec (41), Apabv/6ºBEC (13) e Aquática Marinho/Assopbm (13).
Nas categorias Pré-Mirim e Mirim 1 (até nove anos), haverá as provas de 50 metros livres, costas, borboleta e peito, 100 livres, além dos revezamentos 4×50 livres, medley e medley misto.
No Mirim 2 (10), terá as provas de 50 metros livres, costas, borboleta e peito, 100 e 200 livres, e os revezamentos 4×50 livres e medley. Já nas categorias Petiz 1 e 2 (11 e 12), haverá disputas nos 50, 100, 200 e 400 livres, 50 e 100 costas, borboleta e peito, e os revezamentos 4×50 livres, medley e medley misto.
Os três primeiros colocados em cada prova receberão medalhas. Já os três primeiros na pontuação geral ganharão troféus, assim como os campeões da classificação das categorias Mirim e Petiz.
Com uma disputa local acirrada entre Apabv e Aquática Marinho, os técnicos Yórran Greco e Astréa Teca Marinho, respectivamente, ressaltaram o empenho das equipes nos treinamentos para o evento, visando um lugar no pódio.
MARATONA AQUÁTICA – O Circuito Eco Park, que será a partir das 9 horas de domingo, terá como atração principal boa parte dos atletas que participaram do torneio de piscina, nos dias anteriores.
Para os quatro atletas inscritos na categoria Mirim, o percurso será de 200 metros, enquanto os 14 do Petiz vão nadar 400 metros, mesma metragem dos quatro nadadores do Máster.
Já para os 18 participantes do Absoluto, o trajeto será de 2,5 quilômetros. Os três primeiros atletas nas categorias Mirim, Petiz e Absoluto receberão troféus. Já os três melhores da categoria Infantil à Sênior ganharão medalhas.
Os eventos têm o apoio do Eco Park, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Vila Olímpica e Defesa Civil.
QUALIFICAÇÃO NA FEDAR – Em meio às competições deste fim de semana, o analista de sistemas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Carlos Mello, ministra em Boa Vista um curso de Tecnologia da Informação (TI), para o diretor de TI da Fedar, Gustavo Lopes e árbitros responsáveis pela apuração e o controle dos resultados dos eventos da entidade.
Ele também participará da realização das competições. “A federação solicitou à CBDA esse curso, e foi atendida em boa hora. Os árbitros tiveram acesso ao site novo (da confederação) e tiraram dúvidas sobre o sistema, e, o mais importante, é que teremos um evento onde o ministrante estará presente, e, se tivermos alguma dúvida, será solucionada”, destacou a presidente Gilda Hupsel.