Imunossuprimidos entre 12 e 17 anos deve receber a dose de reforço (4ª dose) a partir desta terça-feira (15) para completar o esquema vacinal. Essa dose só deverá ser aplicada a partir de quatro meses após a terceira.
Segundo o coordenador municipal de imunizações, Romildo Azevedo, no ato da imunização é necessário levar o cartão de vacina, identidade e um documento que comprove que o adolescente está dentro do grupo (receita, prescrição médica, resultado de exame ou lado atualizado).
“As pessoas que fazem parte desse grupo podem procurar a unidade mais próxima que está disponibilizando a vacina, levando a documentação exigida e garantir sua imunização. Completar o esquema vacinal é importante diminuir as chances de agravamento pela Covid-19”, explicou Azevedo.
Quem são os imunossuprimidos
As imunodeficiências primárias são as de indivíduos que nascem com uma falha no sistema imunológico responsável pela proteção contra vírus e bactérias. Essas pessoas predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras infecções graves.
Existem também os casos das imunodeficiências secundárias, como pacientes com HIV, pessoas em tratamento de câncer ou quem passou por um transplante e precisa dos imunossupressores pelo resto da vida. O grau de imunossupressão divide-se em leve, moderado e grave.
Os idosos, naturalmente, também possuem um sistema imune menos robusto – o nome disso é imunossenescência. Todos os órgãos do corpo envelhecem e o sistema imunológico passa pelo mesmo. Essa condição faz com que os idosos estejam mais suscetíveis aos agentes infecciosos – não só ao vírus causador da Covid-19, mas qualquer outra doença.
Locais de vacinação em Boa Vista disponíveis de segunda a sábado, das 8h30 às 17h:
Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves (Centro)
Quadra do Cras, no Parque Germano Sampaio (Pintolândia)