Lolita é um dos estilos de moda alternativa de rua que ficou famoso entre os jovens no Japão. O movimento cultural teve início em meados dos anos 80. As adolescentes se encontravam usando belos vestidos, sapatos e acessórios de bonecas. Uma das principais características são os laços gigantescos. O intuito de tudo isso? Para Varna, que prefere ser chamada de Izumi Lynn, o mesmo de qualquer estilo de moda: vestir-se de forma que se sintam bem e usar roupas das quais são fãs.
Izumi explica que é comum entre os jovens japoneses vestir-se de forma ousada e irreverente, até chegar à fase adulta. Quando, por conta do trabalho, eles precisam se adequar. “A Lolita é independente de idade, porém a maioria das pessoas que apreciam é jovem. Na cultura japonesa, você tem a liberdade de vestir-se e ser diferente até terminar o segundo grau. Geralmente quando entra na faculdade, não é aceito ter um visual tão diferente, a não ser que você não trabalhe num lugar tão tradicional”, comentou.
Ela está organizando um evento dedicado ao tema. O encontro faz parte de uma tradição entre os fãs da cultura japonesa, já que muitas vezes frequentam karaokê, fazem piqueniques, promovem encontros regulares para tomar chá, ou apenas ir a cafeterias e confeitarias.
Além das Lolitas, Izumi é apaixonada pela cultura japonesa, colecionadora de artigos e revistas japonesas. “Eu me visto de Lolita há dois anos, mas o interesse com a mundo oriental surgiu com influência da minha família que segue a religião budista” disse.
A edição Roraimense do International Harajuku Fashion Walk – BRASIL é dedicado a todos os estilos da moda japonesa e será realizado no dia 25 de julho. O evento se trata de uma caminhada com saída da frente da Faculdade Cathedral, a partir das 18 horas.
Serviço
Harajuku Fashion Walk
Data: 25 de julho
Local: Em Frente à Faculdade Cathedral
Hora: 18 horas
Entrada Franca